Blog do Prisco
Artigos

A estranha agenda de Carmen Lúcia com o presidente do TRF-4

A assessoria da Presidência do Supremo Tribunal Federal divulgou hoje (12) a “estranha” agenda da ministra Cármen Lúcia para a próxima segunda-feira, 15 de janeiro de 2018, a partir das 10h00.
Sua Excelência mandou convocar o desembargador Thompson Flores, atual presidente do TRF4 – Tribunal Regional Federal da 4ª Região — onde Luiz Inácio da Silva, vulgo “Lula”, será julgado no próximo dia 24 de janeiro —, para uma reunião cuja pauta foi resumida como “assuntos institucionais”.
A confirmação da “estranha” agenda de Cármen Lúcia está disponível no site oficial do STF. Você pode conferir aqui -> https://goo.gl/UydKiU
A pergunta que não quer calar: o que a presidente do STF quer tratar com o presidente do Tribunal que julgará Lula em segunda instância? Infelizmente, neste momento da História do Brasil, construir tal agenda, para além da estranheza, permite-nos conjecturar absurdos.
Aos repórteres Amanda Pupo e Rafael Moraes Moura, do Estadão, “a assessoria do TRF-4 confirmou que um dos assuntos da audiência será o julgamento do ex-presidente Lula”. [Fonte: O Estado de S. Paulo -> https://goo.gl/SS3Wbd]
É inconcebível que uma pessoa publicamente experimentada como a ministra Cármen Lúcia faça uso de seu cargo máximo no Supremo Tribunal Federal e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para criar um constrangimento político-jurídico-institucional neste momento de crendices ideológicas exaltadas e radicalismos poderosos.
Afinal, o que haveria de tão importante a “conversar” com o presidente do TRF-4 que não pudesse ser resolvido depois do ruidoso julgamento ou com um telefonema oficial, um email institucional ou um ofício dirigido? Por que a pressa? Ou o assunto em pauta vai além da institucionalidade e o uso de ferramentas oficiais de comunicação pode ser “perigoso”?
No limite da conjectura, a presidente do STF acaba interferindo num processo de segunda instância que, certamente, ela deverá julgar na Suprema Corte.
Noutras palavras, o STF deveria evitar essas bizarrices!
P.S.: Sempre desconfio de quem diz que “as instituições brasileiras são sólidas”. Nesta republiqueta da Ilha de Vera Cruz, sólido mesmo só o Rio Tietê, em São Paulo. Todo o resto boia…
Segue o enterro… 😒 🍌
Helder Caldeira, jornalista