Blog do Prisco
Destaques

Aliados querem Merisio

Pelo menos três manifestações emitidas por partidos ou líderes políticos de Santa Catarina nos últimos dias contêm um recado claro aos articuladores daquilo que está se convencionando chamar de “frente de oposição” ao MDB.

As manifestações oficiais do PSB, liderado pelo ex-deputado Paulo Bornhausen; do Solidariedade, que tem o deputado federal em exercício Osvaldo Mafra e do deputado estadual Rodrigo Minotto, do PDT, escancaram o seguinte: o grupo de partidos que orbita o projeto eleitoral do presidente estadual do PSD quer ele, Merisio, como candidato a governador. Os posicionamentos a favor do deputado estadual trazem, intrinsicamente, um veto claro a Esperidião Amin, do PP.

Em público, Merisio tem sido cauteloso nas declarações para evitar melindres. Já lideranças aliadas são bem mais contundentes, deixando claro que o PSD terá candidato a governador. O que pode levar Amin a lançar-se a governador com o suporte do DEM. O ex-governador busca, ainda, um dificílimo entendimento com o PSDB.

Timing

Por mais que tenha necessidade de adequar e criar cargos no MPSC e TJSC (onde são mais de 800), a pergunta que fica no ar é se é hora para este tipo de iniciativa.

Talvez fosse mais adequado, em função do momento econômico e político, os líderes das duas instituições promoverem um remanejamento interno, enxugando as estruturas administrativas da Capital e cedendo mais servidores para os juízes de primeiro grau, lá na ponta.  Há uma articulação na Alesc para aprovar as matérias antes do recesso parlamentar.

Planalto Norte

Definido o pré-candidato único do MDB ao governo do Estado, o deputado Mauro Mariani ganhou, no último sábado, mais um gás importante na corrida pelo cargo. Líderes do MDB de 13 municípios do Planalto Norte reforçaram o apoio à Mariani em grande encontro realizado em Canoinhas.

Comitiva

O evento, que reuniu mais de mil pessoas, contou com a presença de lideranças como o ex-governador Paulo Afonso Vieira, dos deputados estaduais Carlos Chiodini e Valdir Cobalchini e dos deputados federais Valdir Colatto e Celso Maldaner.

Estadual

Durante o evento do MDB do Planalto Norte também foi lançada a pré-candidatura de Leoberto Weinert, ex-prefeito de Canoinhas, que disputará uma vaga na Assembleia Legislativa.

Cortes

Michel Temer mandou para o Congresso um PLN, de número 13, cortando R$ 500 bilhões do Orçamento deste ano. A matéria estava prevista na pauta de ontem das duas Casas Legislativas. E caiu como uma bomba sobre a bancada federal catarinense. Se aprovado, o PLN terá o dom de paralisar praticamente todas as obras federais no Estado. A gritaria e as articulações estavam a mil ontem.

Crime organizado

Durante o evento para discutir ações de combater organizações criminosas, segunda-feira, na Capital, foi anunciada a oficialização de uma vara especializada em crime organizado contra a administração pública no Estado. O evento teve as participações do juiz Sérgio Moro e do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Prefeitos com Bauer

Prefeito de Araquari e presidente da associação de prefeitos tucanos de Santa Catarina, Clenilton Pereira, entrou em contato com a coluna. E fez um acréscimo à nota oficial do PSDB, divulgada depois da reunião extraordinária de sábado, em cujo texto não se fala de nomes para os candidatos a presidente e a governador. Segundo Pereira, o nome ao governo de Santa Catarina é o do senador Paulo Bauer. Os prefeitos da legenda estão, segundo ele, fechados com o pré-candidato. Ainda de acordo com Clenilton Pereira, Bauer será homologado candidato a governador na convenção tucana.

foto>divulgação