Blog do Prisco
Notícias Últimas

Barbieri lança candidatura e mostra força do Agronegócio

Em clima alegre e descontraído, cerca de 500 pessoas participaram, em Xanxerê, do lançamento  da pré-candidatura de Enori Barberi a deputado estadual. A presença dos também pré-candidatos Gelson Merísio (governo) e Raimundo Colombo (senado) atraiu lideranças, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, empresários e apoiadores de Barbieri, que nos últimos anos presidiu a Cidasc e foi Vice-presidente da Federação da Agricultura (Faesc).

Ao começar seu discurso, o Ex-Governador Raimundo Colombo revelou que viajou de Joinville a Xanxerê só para atender o convite de Barbieri para o lançamento: “ Conheço o Barbieri há muitos anos e vim especialmente levar meu abraço e meu apoio a ele. Barbieiri desenvolveu um grande trabalho com competência técnica na Cidasc e hoje é sem dúvida a pessoa que mais representa o agronegócio em Santa Catarina”. Colombo destacou também a forca da representatividade do oeste, que Barbieiri traz consigo. “ A vitória de Barbieri não será apenas uma conquista pessoal, e sim a força de uma representação, de uma das atividades mais importantes de nosso estado, a Agricultura. Por isso, Barbieri, conte comigo”!

Raimundo Colombo (E) e Gelson Merisio (D) prestigiaram o evento – fotos>divulgação

Barbieri vem forte para o jogo eleitoral. Além de empresário bem sucedido, foi secretário da Agricultura, ex-presidente da Cidasc e chega com perfil empresarial de desburocrtização. Além dos apoios políticos mencionados aqui, tem apoios de várias entidades, inclusive da Fetaesc. Tem muita experiência e lança a candidatura identificada com o campo, com o colono. Barbieri bate forte na necessidade urgente de desburocratização e agilidade de licenciamentos ambientais para o desenvolvimento do campo. É mais um líder que não aguenta mais “o nada pode, tudo é proibido” aos empreendedores.

Tem excelente trajetória e discurso e vem agradando.

Outra presença recebida com entusiasmo foi a do Presidente da Federacão da Agricultura, José Zeferino Pedroso, a quem Barbieiri trata como “meu segundo pai”. Pedroso iniciou seu discurso afirmando que “falar bem de Barbieiri em Xanxerê é a mesma coisa que chover no molhado. Ele é o nome do agronegócio de Santa Catarina, conhece como ninguém o produtor rural em sua propriedade e o representa em Brasília nas questões polêmicas da política agrícola. Barbieiri é conhecido em todos os recantos do estado. Xanxerê e Seara, suas bases eleitorais darão o empurrão decisivo para sua eleição. Tenho certeza que esta caminhada será vitoriosa.

O Pré–candidato a Governador, Gelson Merísio saudou os presentes lembrando que ele e Barbieri foram colegas na Câmara dos Vereadores em Xanxerê. Segundo Merísio,  Barbieiri tem total condições de reforçar a representação do oeste na Assembléia, dando continuidade a vaga de Xanxerê na Casa Legislativa Catarinense: “Temos que manter essa cadeira que é nossa há 15 anos. Quero pedir a todos que estão aqui, uma ajuda para garantir a eleição do Barbieri”! Segundo Merísio, Enori está preparado para assumir essa cadeira e fazer mais pelo agronegócio catarinense. Não podemos regredir, vamos manter o mandato que é nosso, por justiça e por necessidade”.

Prefeitos e lideranças

Para o Prefeito de Xanxerê Avelino Menegholla, “Barbieri fez uma revolução na Cidasc e melhorou muito o serviço prestado pela empresa. Ele é uma pessoa que participa da sociedade como um todo, por isso merece e vai ser nosso representante na Assembléia Legislativa”.

O Prefeito de Seara, Quico Canalli lembrou os tempos de Barbieri em sua cidade natal e revelou: “O pai dele foi um grande prefeito em Seara, eu conheço Enori desde criança, ele é uma pessoa de boa índole e tenho certeza que teremos um grande deputado estadual, como foi o Merísio, representando o Oeste”.

Já o Prefeito de Xaxim, Lírio Dagort foi categórico:  “Xaxim está de braços abertos para Barbieiri, vamos eleger um representante da Amai na Assembléia. Barbieri é um candidato preparadíssimo para nos representar”.

Da mesma forma, o prefeito de Vargeão, Volmir Felippe assegura que “Barbieri será o representante da classe produtora, ele tem muito conhecimento de agricultura e de diversos outros setores”.

Representatividade e fortalecimento do produtor rural

Em seu discurso Barbieri reforçou alguns pontos que tem destacado ao longo de sua pré-campanha, a segurança no campo e a  indústria das multas no meio rural: “tenho objetivos que precisam ser tratados urgentemente: Não temos uma polícia que defenda o homem do campo, precisamos que a Polícia Ambiental cuide e defenda o cidadão rural”.  Barbieri foi enfático ao tratar do exagero de multas aplicadas hoje: “o produtor não é bandido para ser massacrado por uma indústria de multas, essa situação precisa ser revista com urgência, disse o pré-candidato .

Barbieri construiu sua carreira mantendo sua base na agricultura, a qual será, segundo ele, sua principal bandeira em sua campanha. O pré-candidato enfatizou que foi o setor que proporcionou a ele, buscar a oportunidade de representá-lo. “Quando defende-se a agricultura, defende-se também as cidades. Não existe cidade do interior sem a agricultura”, declarou Barbieri. O Pré-candidato encerrou seu discurso defendendo o fortalecimento do produtor rural: “Se eles gerarem riquezas as cidades crescem, os filhos de agricultores retornam para trabalhar nas propriedades e nossos jovens terão renda e oportunidades de trabalho em todas as atividades. Não podemos ter medo de mudanças, temos que votar nas pessoas que acreditamos e cobrar dos eleitos. Me cobrem, e contem comigo”!

Mais informações:

Formado em Medicina Veterinária, é produtor rural, natural de Seara, 63 anos,  casado com Márcia Regina Barbieri e pai de dois filhos: Marina e Bruno. Ainda jovem mudou-se para Xanxerê com os pais e desde cedo trabalhou na propriedade rural da família.

Escolheu sua carreira profissional e formou-se médico veterinário pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) na turma de 1982, onde descobriu seu espírito de liderança, tendo presidido o centro acadêmico.  Assumiu seu primeiro cargo eletivo, em 1989, como vereador no município de Xanxerê , onde teve a oportunidade de ser  reeleito  vereador por mais uma legislatura e presidir a casa. Posteriormente ao lado de Avelino Menegolla também foi eleito  Vice-Prefeito de Xanxerê.

Paralelamente, ocupou cargos executivos em diversas entidades de classe dos setor rural e mais tarde sua representatividade levou ao cargo de Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca do Governo Santa Catarina e Presidente da CIDASC  (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e Vice-Presidente da FAESC.

 

” … por onde passei, procurei desempenhar minha função com  correção, humildade, e transparência. Fiz muitos  amigos,  encontrei líderes, somamos esforços e construímos um legado de trabalho exitoso.  ”  Enori Barbieri.