Blog do Prisco
Coluna do dia

Colombo e Merísio: queda-de-braço no PSD

Colombo e Merísio: queda-de-braço no PSD

O governador do Estado e o presidente da Assembleia estão em rotas opostas quando o assunto são as articulações com vistas ao pleito de 2018. Enquanto Raimundo Colombo se movimenta nos bastidores para manter a aliança com o PMDB, Gelson Merísio faz questão de bater de frente com os peemedebistas. A mais recente canelada de Merísio no manda brasa é a defesa da extinção das Secretarias Regionais, a menina dos olhos do falecido Luiz Henrique da Silveira. Seu projeto é ter o PP e o PSDB juntos na majoritária que ele, Merísio, sonha em encabeçar.Neste caso, evidentemente que Colombo ficaria fora da disputa, pois não teria condições de renunciar ao mandato em favor de Eduardo Pinho Moreira para candidatar-se ao Senado. Embora evite falar publicamente do assunto, o governadoracalenta o sonho de conquistar novo mandato na Câmara Alta. A única possibilidade de renúncia é no contexto de um acordo com o PMDB, que encabeçaria a chapa (com Moreira no governo e fora da disputa) tendo umpessedista, como Antônio Gavazzoni, por exemplo, de vice, o próprio Raimundo ao Senado e talvez o PSDB com Paulo Bauer concorrendo outra vez ao mandato que hoje desempenha. Resta saber quem vai prevalecer nesta queda-de-braço velada.

 

 

Láurea

Cesar Souza Junior foi a São Paulo ontem, onde recebeu três premiações a que Florianópolis fez jus no Ranking ConnectedSmartCities, um levantamento feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, levando em consideração inteligência, conexão e sustentabilidade.

 

 

Uma entre 700

Entre mais de 700 cidades analisadas, a Capital conseguiu o primeiro lugar no quesito Educação, o terceiro entre as cidades com população entre 100 e 500 mil habitantes e o oitavo no ranking geral das cidades com maior potencial.

 

 

Nos calcanhares

Além de ex-homem forte de Lula da Silva, José Dirceu foi presidente nacional do PT. Ao lado do ex-metalúrgico, foi o responsável pela construção do partido e pela viabilização da sigla como alternativa de poder. Em 2005, foi tragado pelo escândalo do mensalão. Em seu lugar, Lula escalou Dilma Rousseff para a Casa Civil. Ali, Dirceu assumiu tudo sozinho e quieto. Desta vez, ele emite sinais de que pode abrir o bico. Se isso acontecer, a República cai.

 

 

Nunca antes

Logo depois da nova prisão de Zé Dirceu, ontem de manhã, começou a circular o seguinte nas redes sociais: preso na ditadura, no mensalão e na Lava-Jato.

 

 

Quinteto

Raimundo Colombo e João Paulo Kleinübing (Saúde) confirmaram presença no desfile de abertura alusivo aos 155 anos de Brusque nesta terça-feira, de manhã. É possível que Gelson Merísio, Antônio Gavazzoni e Milton Hóbus também compareçam.

 

 

Tesoura

Prefeito de São Bento do Sul, Fernando Tureck (PMDB) também aderiu à onda de corte de comissionados para enxugar a máquina. Anunciou envio de projeto à Câmara para eliminar, de forma escalonada, 93 cargos. Na realidade de penúria atual, não há outro caminho para as prefeituras: cortar na própria carne.

 

 

 

Atiradores

Os catarinenses Rogério Peninha Mendonça e João Rodrigues pilotam, na sexta-feira, reunião regional da Câmara dos Deputados em Chapecó. Em pauta, a flexibilização do estatuto do desarmamento, que visa a permitir que cidadãos comuns possam portar armas de fogo. Jair Bolsonaro, Major Olimpio e Alberto Fraga confirmaram presença. Será uma das últimas audiências antes de a matéria ir à votação na comissão especial da Câmara.