Blog do Prisco
Notícias Últimas

Colombo trata da operacionalização do Fundam 2

Após a confirmação nesta quarta-feira da liberação de recursos para o Fundam 2, o governador Raimundo Colombo participou nesta quinta-feira, 24, em Brasília, de reunião na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), no Ministério da Fazenda, para tratar da operacionalização da segunda edição do programa. A comitiva catarinense foi recebida pela subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais, Priscila Santana, e equipe técnica.

“O Fundam é um programa que fortalece principalmente os pequenos municípios e, com isso, preserva a boa distribuição demográfica catarinense. É uma iniciativa democrática e apartidária que distribui recursos para todos os municípios do Estado, e sem necessidade de contrapartidas das prefeituras. Após a confirmação da liberação dos recursos, agora trabalhamos as questões burocráticas e a operacionalização desta nova edição”, explicou Colombo. Os primeiros contratos devem ser assinados a partir de setembro.

A liberação de R$ 750 milhões para a realização da segunda edição do Fundo de Apoio aos Municípios foi anunciada pelo governador Colombo após audiência com o presidente Michel Temer e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, na quarta-feira. O tema também foi tratado pelo governador em reunião no mesmo dia com a diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro. 

A primeira edição do Fundam distribuiu R$ 606 milhões. Como cada município apresentou até dois projetos, foram assinados 453 convênios na primeira edição, que possibilitaram a compra de 976 equipamentos, máquinas e veículos, a realização de 56 obras e a pavimentação de 1.358 ruas, o que corresponde a 538 quilômetros lineares pavimentados.

Também acompanharam a reunião em Brasília, o secretário executivo de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, e a secretária adjunta Lourdes Martini.

Foto: Jaqueline Noceti / Secom