Blog do Prisco
Notícias Últimas

Construção civil projeta recuperação em 2018

O futuro do setor será pauta do 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção – ENIC, que será em Florianópolis (SC), de 16 a 18 de maio

Um dos setores produtivos mais importantes do Brasil é a construção civil. Gera emprego e renda – só em Santa Catarina estão 4,3% dos trabalhadores do setor no país. A cadeia produtiva do segmento sofreu profundamente os impactos da crise econômica dos últimos anos. Por outro lado, para 2018, as projeções estão mais animadoras – segundo estudo realizado pela FIESC, estima-se um crescimento de 3,3%. O panorama positivo irá nortear as discussões em torno do futuro do setor no 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção – ENIC, de 16 a 18 de maio, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis (SC).

O custo de obras paralisadas, o desenvolvimento sustentável do setor, o futuro da indústria da construção e a apresentação do Construtech Ventures – primeiro fundo de investimentos do Brasil focado na cadeia construtiva, que estimula a criação de startups – são alguns dos temas que farão parte dos debates do Encontro.

Um dos destaques do evento é a participação do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, que irá se pronunciar sobre a ‘Eficiência na fiscalização e controle’ – que faz parte do debate sobre a ‘Segurança jurídica: pilar para o desenvolvimento da infraestrutura’, tema de relevância para empresários e profissionais do setor da construção civil.

Reconstrução do setor em 2018   

Este ano já apresenta um crescimento na receita de vendas da construção civil, que aumentou 1,6% em fevereiro. Em 2017, o saldo foi negativo, com variação de -1,1%. No primeiro trimestre de 2018, o valor das vendas já alcançou R$144 milhões. O número de contratações está alinhado ao reaquecimento do setor no mercado – somente no primeiro bimestre de 2018, a construção civil somou 2.388 novos trabalhadores em Santa Catarina, o que reafirma que a crise econômica está sendo superada no estado.

Programação técnica

A 90ª edição do ENIC será realizada em três dias, distribuídos em painéis apresentados por convidados que são referência no segmento, e nas reuniões das Comissões Técnicas e Fóruns. Diversões assuntos estarão na pauta do Encontro, que espera receber mais de 1.500 participantes entre empresários, profissionais e estudantes do setor.

O evento é promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em parceria com a Associação dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil do Estado de Santa Catarina – ASICc-SC, sendo o principal evento nacional do calendário do setor. “Debater a inovação e a tecnologia na construção civil é imprescindível para estimular a retomada do crescimento deste segmento, que também é um indicativo de recuperação da economia”, avalia o presidente da ASICc-SC e do ENIC 2018, Marco Aurélio Alberton.

 As inscrições para o ENIC 2018 podem ser feitas até o dia 11 de maio. Após esta data, estarão sujeitas a disponibilidade de vagas e poderão ser realizadas somente no local do evento. Mais informações ou outras solicitações podem ser obtidas pelo e-mail enic2018@attitudepromo.com.br ou pelo telefone (48) 3047-7600.

Agende-se

O que: 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção – ENIC

Quando: 16 a 18 de maio de 2018

Onde: Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira

Informações: http://cbic.org.br/enic/