Blog do Prisco
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CONTORNO da GRANFPOLIS – a “eterna vigilância”

A execução das obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis tem exigido continuadas atenções de todos nós!

Na quarta-feira, dia 9/5 pp, o FORUM da Bancada Federal, várias autoridades e entidades de SC comparecemos à ANTT, em Brasília, para obter novas e concretas informações sobre as obras, constantes de documento da ANTT intitulado “Contorno de Florianópolis – Condição Atual/Planejamento das Ações – Tema: Principais Impactos no Cronograma de Obras” (anexo).

Numa apertada síntese, o que ficamos sabendo:

1.- dos 50 quilômetros da obra, restam entraves a superar, nos trechos Norte e Intermediário, cerca de 35 quilômetros, especialmente na interseção Contorno-BR101 Norte (na altura do Rio Inferninho  km 177) e no Túnel 4 (km 207-208), este  com Licença de Implantação já deferida pelo IBAMA há muito tempo. Se este fosse o panorama em toda a obra, poderíamos começar a dar palpite sobre sua conclusão;

2.- o trecho Sul, entre o km 218 e o 234 (cerca de 15 quilômetros), no município de Palhoça, é o oposto desse cenário: está INTOCADO!!! Nenhuma obra em andamento! E, o PIOR: indefinições em toda a extensão! As principais: a) os três túneis duplos (1, 2 e 3), que já têm Licença do IBAMA, estão sendo considerados “órfãos enjeitados”. Com a mudança de traçado determinada pelo “fato consumado” decorrente de grande empreendimento imobiliário viabilizado por doação de área pelo governo do Estado ao Município de Palhoça, passaram a ser um encargo a ser “bancado” por quem? Não se sabe!; b) o aparelho de interseção do Contorno com a BR101 Sul, ratificado no acordo firmado em março/2013 pelo governador de SC e pelos prefeitos de FNS, Palhoça, SJosé e Biguaçu, sofreu tentativa de alteração, e NÃO TEM PROJETO DEFINITIVO aprovado pela ANTT. É, pois, uma AMEAÇA INVENTADA ao cronograma da obra!; c) NOVIDADE! (ou chifre em cabeça de cavalo???) na exposição, a ANTT informa, candidamente, que está “reavaliando” o aparelho de interseção com a BR282 (km 228), juntamente com o DNIT (página 14 do documento). Importante frisar que as diretrizes deste “trevo” NUNCA foram questionadas!

Além dessas Incertezas, o documento assinala uma série de postergações que levariam o início dessas obras, na melhor e insegura hipótese, o fim do primeiro trimestre de 2019. As obras do trecho SUL, uma vez iniciadas, sem embaraços, dificilmente seriam concluídas em menos de 30 meses. Assim, sem data firme de início das obras no Trecho SUL, ficamos sabendo que a data de conclusão da obra passa a ser 2022, num novo adiamento, mais uma vez destituído de certeza ou probabilidade!

É um tratamento injusto e destituído de honestidade e objetividade!

 

Esperidião Amin, Deputado Federal