Blog do Prisco
Notícias

Em Chapecó, Merisio fala de prioridade pra Segurança Pública na última das 21 Sabatinas Regionais

Projeto de percorrer todo estado em debates com imprensa e líderes locais iniciou dia primeiro de março e fecha ciclo com essa edição

A Sabatina Regional com Gelson Merisio (PSD) em Chapecó, a ultima das 21 realizadas em todas Associações de Municípios, trouxe mais uma vez o foco para uma área que exige atenção no Estado como um todo, a Segurança Pública. Os índices de crimes e, em especial, a sensação de insegurança, foram tema de várias perguntas na edição realizada  no salão de eventos do Hotel Lang.

“É por isso que eu digo que é a sociedade que hoje está em regime condicional. Sai para trabalhar em liberdade provisória e é obrigada a se trancar à noite em casa para dormir”, afirmou Merisio, que é pré-candidato ao governo estadual, destacando também que a violência chegou também ao campo, onde antes o agricultor podia até “dormir de janela aberta, só com uma tela fininha pra evitar a entrada de mosquitos.”

Merisio defende que Segurança Pública precisa ser a prioridade absoluta nos próximos três anos, concentrando pelo menos R$ 3 bilhões em investimentos em inovações e equipamentos mais modernos nesse período.

“Todo espaço de caixa que conseguirmos a mais com esses cortes será investido nesse primeiro momento na Segurança Pública. Reduzir gasto administrativo e ampliar presença da polícia nas ruas e de tecnologia e inteligência no monitoramento em tempo real”,  defende Merisio como proposta de governo.

Merisio foi também questionado pelo público presente como ficam as áreas de Saúde e de Educação com a prioridade voltada para Segurança Pública. “Eu não tenho como ser um especialista de cada área. Mas eu tenho a obrigação de me especializar em formar equipes extremamente qualificadas pra atuar em cada uma das áreas”, defendeu Merisio.

Com 25% de toda arrecadação destinada para Educação, Merisio acredita que há espaço para aumentar a efetividade do gasto público na pasta. O deputado lembrou também da PEC da Saúde, de sua autoria e aprovada em 2016, que aumentou o investimento mínimo em Saúde de 12% para 15%, e deve garantir ao menos mais R$ 800 milhões para a área neste ano, ajudando a reduzir os efeitos prejudiciais causados no setor durante a crise econômica que o país atravessou em 2015 e 2016.

Projeto de percorrer todo estado em debates com imprensa e líderes locais iniciou dia primeiro de março, em Xanxerê, com a primeira Sabatina Regional, e fecha ciclo com essa edição na região da Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). Foram milhares de quilômetros percorridos para escutar a população nesse processo de definição de prioridades regionais, sempre na cidade que representa a sede das associações.

Merisio é natural de Xaxim e é pré-candidato ao governo estadual pelo PSD. No próximo sábado, dia 26, Gelson Merisio realiza no parque Efapi, em Chapecó, um evento para o lançamento oficial de sua pré-candidatura.

 

Crédito das fotos anexas: Luis Debiasi / Divulgação