Blog do Prisco
Destaques

Estado laico?

A prisão de Lula da Silva, sábado, em Curitiba e todas as imagens e situações que a cercam é mais um capítulo marcante da história conturbada da Nova República. Por uma daquelas ironias da vida, foi o petista quem inaugurou, no auge de sua vida política, a sede da Polícia Federal em Curitiba. Agora ele está preso ali. Por crime comum, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro.

Mesmo diante do inevitável abismo cavado por Lula da Silva, seu partido e seu séquito de fanáticos, ele resolveu desrespeitar totalmente o Judiciário. Foi quase uma afronta. Demorou mais de 24 horas para se entregar. Armaram um circo, um grande comício, com discursos, palavras de ordem e todo tipo de acusações desconexas da realidade. Até a missa que deveria ser comemorativa pelo aniversário da falecida Marisa Letícia virou um showmício deprimente. Um desrespeito absoluto também à memória da ex-primeira-dama.

Neste episódio em particular, registre-se que o bispo emérito que estava à frente da celebração atua na Paróquia de Blumenau. É Dom Angelico Sândalo Bernardino, amigo do casal Décio e Ana Paula Lima que, por sua vez, são amigos, correligionários e compadres de Lula da Silva.

Pregando no deserto

O clérigo soltou uma frase durante a missa de sábado que está gerando revolta, repulsa e indignação. Segundo o religioso, o golpe estaria completo, pois 50% dele foi o impeachment de Dilma Rousseff. Os outros 50%, seriam a prisão do sumo sacerdote do petismo para tirá-lo do páreo sucessório. Convenhamos. A reação está na internet, onde circula um abaixo-assinado que é veementemente contra as declarações do bispo blumenauense, deixando claro que ele não representa a Igreja Católica e nem os leigos brasileiros.

Artilharia pesada

Lula da Silva está preso por crime comum. Foi condenado a 12 anos  e um mês de prisão pelo tríplex do Guarujá. Mas responde a outros seis processos. Dois no âmbito da Lava Jato e quatro em Brasília. Todos na Justiça Federal. Quem conhece os meandros  das investigações e das acusações, afirma categoricamente que estes seis são bem mais contundentes do que o caso da cobertura à Beira-Mar que a OAS deu a Lula da Silva como forma de propina. E que o levou  para trás das grades.

Jus sperneandi

Depois do desrespeito absoluto que o ex-presidente, seu partido e seus aliados demonstraram para com o Judiciário, é muito pouco provável que alguma corte vá conceder Habeas Corpus ao petista. No próprio fim da semana da prisão do ex-mito esquerdista, o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, negou monocraticamente um HC apresentado por defensores de Lula da Silva.

Chicanas

O ministro Marco Aurélio Mello, atuando escancaradamente como advogado de defesa da Lula da Silva, ainda tenta alguma manobra para livrar o petista da cadeia, mas depois das 24h entre sexta e sábado e a pantomima armada em São Bernardo, as possibilidades se estreitaram ainda mais. A conferir como vão se desenrolar as pressões e manobras daqui pra frente.

Nunca antes

Na história do Brasil, outros cinco presidentes haviam sido presos. Todos por fatores políticos. O primeiro a ir para o xilindró, condenado por crime comum, chama-se Luiz Inácio Lula da Silva.

 

foto>Paulo Pinto/Fotos Públicas