Blog do Prisco
Destaques

Fundam 2 é a salvação da lavoura!

Raimundo Colombo estava visivelmente satisfeito, com ares de alívio, inclusive, nas entrevistas que concedeu após a reunião com o presidente Michel Temer e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, quarta-feira, em Brasília.

Durante a agenda, foi batido o martelo para a liberação de R$ 750 milhões – na forma de financiamento junto ao BNDES – para a segunda edição do Fundam. Na prática, os recursos são indicados às prefeituras catarinenses por intermédio dos 40 deputados estaduais. Tendo o governador como grande maestro da orquestra financeira.

Ou seja, é o ganha-ganha. Em recursos aos municípios, que andam com os caixas pela hora da morte, além dos dividendos políticos. Divididos entre o próprio governador (pré-candidato ao Senado), deputados e prefeitos. Apesar do aval do andar de cima, o governador ainda tentaria desatar nós burocráticos, ontem, na Secretaria do Tesouro Nacional.

A primeira edição do Fundam foi considerada um sucesso e a própria salvação da lavoura à maioria das prefeituras catarinenses. A nova edição tende a ser a tábua de salvação eleitoral de vários envolvidos no processo. O anúncio vinha sendo aguardado com ansiedade pelos meios políticos.

Frase

“O Fundam é um programa que deu muito certo na primeira edição, tem seu sucesso reconhecido e, por isso, será repetido, beneficiando mais uma vez os municípios catarinenses de forma democrática e apartidária”. Raimundo Colombo, sobre o Fundam.

Pré-campanha

A Prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, reuniu uma comitiva de filiados do PDT para recepcionar o ex-governador cearense Ciro Gomes em sua chegada ao aeroporto de Florianópolis, esta semana. A amizade entre os dois políticos já se estende por longo tempo, inclusive com a participação de Paulinha em programa político do PDT Nacional. Ela é pré-candidata à Assembleia Legislativa.

Pré-campanha 2

O ex-prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga, foi oficialmente filiado ao PDT esta semana. Teve a ficha de filiação abonada por Ciro Gomes, o presidenciável do partido. Manoel Dias e Rodrigo Minotto também assinaram.

Guinga é pré-candidato a deputado federal.

Centenário

Inauguração do Radar Meteorológico do Oeste, do Monumento 100 Anos de Chapecó e assina termo de Compromisso para ampliar Educação Integral. Raimundo Colombo participa destes atos alusivos, nesta sexta, aos 100 anos de Chapecó. Também participa da Etapa de Capacitação sobre Regularização Fundiária e das demais festividades.

Pegadinha

Os deputados aprovaram a criação de um fundo público para financiar suas excelentíssimas campanhas com o dinheiro dos impostos. Em mais uma esperteza, “recuaram”, depois de colocar o bode na sala, do percentual de 0,5% da Receita Corrente Líquida, que daria R$ 3,6 bilhões no santo e eleitoral de 2018.

Pegadinha 2

O fundo aparentemente nasce sem fundos, certo? Errado, os próprios deputados e senadores devem aprovar, na sequência, que eles próprios vão decidir quanto dinheiro do contribuinte irá para mais este saco sem fundo que será administrado pelos representantes por vossas excelências. Em vez da vinculação à Receita, a coisa vai ser atrelada ao Orçamento-Geral da União. Pra mim e pra você, não muda absolutamente nada. É o dinheiro dos impostos bancando as ricas campanhas eleitorais dos já eleitos. Vergonha!

Berlinda

Catarinense Pedro Paulo Leoni, dono da empresa Águas de Itapema, responsável pelo sistema de água e esgoto na cidade, virou réu no STF. Ocorreu na mesma decisão que tornou Fernando Collor de Mello réu por suspeita de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Leoni foi ministro do ex-presidente, a quem continua ligado, levantando suspeitas que segue atuando em favor dos interesses de Collor.