Blog do Prisco
Notícias Últimas

Governo nomeia 20 novos defensores públicos

Sensibilizado com a importância social das ações desenvolvidas pela Defensoria Pública, o governo do Estado, que está em ritmo de cortes da máquina pública, nomeou 20 aprovados para preencher um total de 22 vagas abertas para defensores públicos concursados. Os novos defensores que passaram no II Concurso Público de 2017 foram nomeados na terça, dia 08 de maio. A posse deve acontecer dentro de um mês. Antes de começar a atuar, os candidatos passam por um curso prático.
O ato foi motivo de comemoração a mais justamente no mês, maio, em que a Defensoria Pública festeja nacionalmente suas ações. Maio é considerado o mês nacional da Instituição. “ A data 19 de maio marca o dia do Defensor Público”, disse o presidente da Associação dos Defensores Públicos de Santa Catarina (ADEPESC), Edson Marconi Dittrich Schmitt.
Também dia 08 de maio, data que foram nomeados os novos defensores que irão engrossar as fileiras da instituição, foi comemorado os cinco anos de existência da ADEPESC. “ Ontem falamos a respeito da importância da Defensoria Pública na Câmara de Vereadores da capital, destacando que em 2017 fechamos com mais de 500 mil atendimentos no Estado”, disse.
Hoje, Santa Catarina tem 98 defensores públicos que atendem 24 cidades catarinenses. Com essa nomeação, esse número irá totalizar 118 defensores.  Mesmo assim, por ser o último Estado a instalar a Defensoria Pública e apesar dessa nomeação, a Instituição  está longe de suprir as necessidades de uma população carente estimada em 3 milhões de habitantes  em Santa Catarina. “ A população vulnerável agradece por que certamente é quem mais precisa do fortalecimento da Defensoria Pública”, disse Schmitt.
De acordo com estudos internos da Defensoria Pública do Estado,  com um total de 358 defensores públicos a Instituição terá condições de assistir toda a população carente que necessita de acesso à Justiça gratuita.
A Defensoria  Pública do Estado contabilizou até o final de 2017 a assistência de 500 mil catarinenses carentes. Em 2016  foram mais de 200 mil pessoas.