Blog do Prisco
Coluna do dia

Guizo tucano

Não é apenas o MDB que tem reunião decisiva marcada para esta segunda-feira, 18. Os tucanos também vão à mesa. Nos bastidores, há indícios de que uma ala do partido aumenta a fervura para levar Paulo Bauer à frigideira.

Se o senador ficar fora do jogo majoritário, abre espaço para outras lideranças. Estão no páreo nomes como Marcos Vieira e Napoleão Bernardes.  Os dois têm pretensões majoritárias.

Numa coligação com o MDB, tudo bem, haveria espaço para dois tucanos. Já no outro lado, com Merisio na cabeça, Esperidião Amin e Raimundo Colombo ao Senado, sobra vaga para um postulante.

Um cenário que torna muito baixas as probabilidades de composição do PSDB com PSD-PP. Isso se o PP realmente confirmar a aliança junto aos pessedistas. Os tucanos também não estão dispostos a abrir mão da cabeça de chapa em favor de Merisio ou Amin. A menos, ressalve-se, que venha uma ordem de cima, do próprio Geraldo Alckmin. A famosa enquadrada. Ao fim e ao cabo, estão querendo colocar o guizo no pescoço de Paulo Bauer.

 

Xadrez

Já no MDB, o tucanato até poderia recuar na perspectiva de receber dois espaços majoritários. Ah, mas no PSD não teria como o PSDB vir a ser agraciado com duas vagas? Até teria se o PP seguir outro rumo. Neste caso, contudo, se for duas vagas por duas, o PSDB hoje está muito mais inclinado ao MDB.

 

Puro sangue

Obviamente que a cúpula tucana estadual fala em chapa pura, etc, possibilidade que vai ficando distante ante o desgaste pessoal de Bauer e do brutal desgaste do partido, acossado por denúncias de corrupção em várias frentes no contexto nacional.

 

Musculatura

Também se identifica, nas conversas reservadas, a sinalização do presidente dos tucanos, Marcos Vieira, de conduzir o partido na direção do Manda Brasa. A exemplo do que já fez em 2002, quando Dalirio Beber liderou o levante, integrando o PSDB na aliança vencedora de Luiz Henrique da Silveira.

 

Outro lado

Também existe uma conversa indicando que o próprio Marcos Vieira poderia ser vice de Gelson Merisio, com Amin e Colombo ao Senado. No frigir dos ovos, contudo, mesmo que Napoleão Bernardes, Bauer e Dalirio Beber se acertem numa direção, podem não ter força interna suficiente para derrotar Marcos Vieira na convenção.

 

Não arreda

Deputado federal Mauro Mariani não vai abrir mão da cabeça de chapa no MDB para Eduardo Moreira. Se o governador resolver que também é pré-candidato, os dois vão disputar a indicação na convenção homologatória.

 

PV-DEM-Amin

O PV de Santa Catarina confirmou o apoio ao projeto majoritário do deputado federal João Paulo Kleinübing (DEM). Presentes ao ato o presidente nacional dos Verdes, José Luiz Penna, e o presidente estadual, Guaraci Fagundes. Mas quem roubou a cena foi o ex-governador Esperidião Amin, que, por exemplo, não compareceu ao evento de lançamento da pré-candidatura de Gelson Merisio ao governo. E olha que o PP tirou moção de apoio ao PSD no ano passado.

 

Digitais

Na reunião de PV e DEM, Amin compareceu como convidado. Disse que é pré-candidato ao governo assim como o próprio João Paulo Kleinüning. Fica muito claro o apetite do hoje deputado federal progressista para ir à quinta disputa ao governo catarinense. E também escancara que quem levou o PV para a área de influência do DEM foi o próprio Amin que aliás, também foi o responsável pela migração de JPK do PSD para o DEM. Lá atrás, os Verdes já estiveram coligados com o ex-governador.  Gerson Basso foi candidato ao Senado. Dá pra dizer que, de alguma maneira, Amin sente-se responsável pelo futuro político de Kleinübing.