Blog do Prisco
Notícias

Lideranças do PMDB ouvem demandas regionais no meio oeste

Encontro do PMDB, no sábado (1º), em Caçador, reuniu mulheres das regionais de Campos Novos, Joaçaba, Videira, Caçador e Concórdia para debater demandas do segmento e mobilizar a base partidária. O presidente estadual da sigla, deputado federal Mauro Mariani, o 1º vice-presidente, deputado estadual Valdir Cobalchini, o deputado federal Celso Maldaner, a prefeita de Salto Veloso, Ana Rosa Zanela, e lideranças regionais conduziram a reunião, enfatizando o momento político e a importância de ouvir a sociedade.“A proposta do PMDB catarinense não nasce nos gabinetes, nasce ouvindo a sociedade, ouvindo a mulher aqui no meio oeste e em todo o Estado”, destacou o deputado Valdir Cobalchini. 

O evento integra o projeto 15 em Movimento, que percorre o Estado com nove grandes encontros  do PMDB Mulher e 36 eventos regionais, junto à sociedade civil organizada. O objetivo é  ouvir e debater as demandas catarinenses para inclusão no plano de governo que o partido apresentará no próximo ano, quando terá candidato ao Governo.  “O processo de oxigenação da política passa pela participação das mulheres e dos jovens. Entendemos que o empoderamento feminino é fundamental na construção de um novo Brasil. É por isso que estamos percorrendo o Estado e ouvindo os anseios das mulheres, que precisam ocupar mais espaços de poder e apontar rumos para a gestão pública”, disse o presidente Mauro Mariani.

PMDB meio oeste
Projeto integra o 15 em movimento, com lideranças do partido percorrendo o Estado

Representando os prefeitos e prefeitas da região, Ana Rosa Zanela, lembrou os 85 anos da conquista do voto feminino no Brasil. “O voto feminino foi um marco na defesa da igualdade de direitos pelas mulheres, mas ainda há muito o que avançar, tendo em vista a pequena presença feminina em cargos eletivos. O PMDB oportuniza esses espaços fortalecendo nossos direitos e estimulando a presença feminina em todos os espaços”, afirmou.

“Primeiro-damo” do município de Maravilha, o deputado federal Celso Maldaner citou o exemplo de sua esposa, prefeita Rosi Maldaner, que sempre teve participação política ativa. “A mulher tem sensibilidade, trabalha com zelo e é exemplo”.

O PMDB catarinense é o partido com mais representação feminina em Santa Catarina e no Brasil. No último pleito municipal a sigla elegeu 141 vereadoras e 8 prefeitas. É também o único com duas deputas estaduais eleitas. No Estado são mais de 80 mil filiadas, que representam 41% do total. “A mulher tem papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado e do Brasil. É por isso que queremos fortalecer cada vez mais a presença da mulher na política e contar com elas para apresentar novos rumos para Santa Catarina”, reforçou Mauro Mariani.

Durante o encontro, organizado pela coordenadora regional e presidente municipal Silvane Pancezi, foram apresentadas propostas priorizando a redução da desigualdade de gênero em todas as suas formas de preconceito, discriminação e violência contra a mulher; e a participação mínima de 30% nos cargos em comissão. O evento encerrou com a apresentação de uma peça teatral sobre a participação da mulher na Guerra do Contestado.

Também presentes, o prefeito de Timbó Grande, Ari Galeski, vereadoras e vereadores do meio oeste, entre outros.

Fotos>Simone Sartori