Blog do Prisco
Destaques

Lummertz assume Ministério do Turismo

O catarinense Vinícius Lummertz deixa a presidência da Embratur e assume, nesta terça, 10, o Ministério do Turismo. O competente trabalho à frente da empresa turística estatal, seu currículo técnico, o apoio fundamental do trade, e a intervenção de emedebistas como o governador Eduardo Moreira e o deputado federal Rogério Peninha Mendonça garantiram a cadeira ao catarinense. Havia resistências no Planalto, motivadas pelo comportamento da bancada federal do MDB Barriga-Verde em relação a Michel Temer. 

Aliás,  Pinho Moreira participará da cerimônia de posse de Lummertz e outros 10 novos ministros no Palácio do Planalto, em Brasília. O ato, marcado para as 15h, ocorre após as alterações do ministério do presidente da República, Michel Temer, tendo em vista que os titulares deixaram os cargos até o último sábado, 7, para disputar as eleições em outubro deste ano.

O afastamento diz respeito ao período de desincompatibilização do cargo ou função determinado pela lei eleitoral. Na última sexta-feira, 6, o governo publicou, no Diário Oficial da União, a exoneração de sete ministros. No entanto, outros ministros já haviam deixado os seus postos.

Na lista dos ministros exonerados estão: do Planejamento, Dyogo Oliveira; de Minas e Energias, Fernando Coelho Filho; do Meio Ambiente, José Sarney Filho; dos Esportes, Leonardo Picciani; do Turismo, Marx Beltrão; da Educação; Mendonça Filho; do Desenvolvimento Social, Osmar Terra; da Saúde, Ricardo Barros; dos Transportes, Maurício Quintella; da Fazenda, Henrique Meirelles; e da Integração Nacional, Helder Barbalho.

MINISTROS DE SC

Considerando-se o período da redemocratização no Brasil, Santa Catarina tem o seguinte histórico de ministros antes de Vinícius Lummertz assumir o Turismo: Jorge Konder Bornhausen, ministro da Educação de José Sarney e Secretaria de Governo sob a batuta de Fernando Collor; Luiz Henrique da Silveira foi titular da Ciência e Tecnologia na administração de José Sarney; Dejandir Dalpasquale sob Itamar Franco; José Fritsch ocupou o Ministério da Pesca com Lula da Silva; Ideli Salvatti substituiu também esteve na Pesca, depois atuou na Secretaria de Governo e fechou sua participação na era Dilma Rousseff na Secretaria de Direitos Humanos. 

Foto>Embratur, arquivo, divulgação