Blog do Prisco
Coluna do dia

Meio-campo

O governador Raimundo Colombo já começou a ser pressionado por lideranças do PSD, como o deputado Milton Hobus, e tantas outras, para, de alguma maneira, entrar no circuito e intermediar internamente a recomposição entre as lideranças que almejam projeto majoritário em 2018. Particularmente entre os grupos que se formaram em torno dos dois postulantes à vaga de candidato a governador.

Numa extremidade, o deputado estadual Gelson Merisio, que lançou a pré-candidatura há muito tempo. E agora, na outra ponta,  o também deputado, só que federal, João Rodrigues.

Essa divisão internas, com ares de guerra declarada, faz com que partidos que já estariam ajustados para a composição com o PSD, passem a raciocinar de forma diferente. Exemplo disso é o PP. Esperidião Amin já está animadíssimo para se lançar ao governo. O próprio PSDB, que vinha sendo procurado pelos pessedistas, a exemplo do PMDB, acaba firmando posição própria.

 

Tibieza

Ou seja, a disputa nas hostes do PSD enfraquece projeto político do partido do governador, que é o principal líder político do Estado. Mas que não tem a maioria partidária. Quem controla a legenda é o próprio Merisio, que tem quase 90% dos delegados estaduais sob sua influência. Chegou a hora de o governador mergulhar de cabeça no processo, sob pena de enfraquecer o PSD catarinense.

 

PPP de Natal

Prefeitos do interior estão usando a criatividade para ampliar a arrecadação neste final de ano. Em Rio Negrinho, Julio Ronconi ressuscitou o tradicional Natal Encantado, que nos bons tempos – entre 2009 e 2012 – atraía 35 mil visitantes só na abertura. Ronconi firmou uma parceria público-privada com Associação Empresarial e CDL, que se cotizaram com os associados para bancar os custos. A abertura da festa é dia 2, sábado, e vale a pena dar uma conferida.

 

Ministro em SC

O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, estará em Florianópolis nesta sexta-feira, dia 1, para participar da Conferência “Repensando o Brasil: ideias para um novo país”.  O evento é organizado pela Comissão de Direito Constitucional da OAB-SC. As inscrições são gratuitas pelo site da Seccional.

 

Digital

O presidente da Junta Comercial do Estado (Jucesc), Julio Cesar Marcellino Junior, será um dos palestrantes da reunião plenária da Federação das Associações Empresariais do Estado, a FACISC, que acontece nesta sexta-feira no Hotel Slavieiro, em Florianópolis.  Marcellino  vai apresentar o programa Junta Digital, que informatizou a tramitação de processos, eliminando as etapas de protocolo, distribuição, expedição e guarda física de documentos, facilitando e agilizando a abertura de empresas.

 

Porta dos fundos

Aécio Neves, o notório tucano, declarou que o PSDB iria sair do governo Temer. Pela porta da frente. Na quarta-feira, o ministro Eliseu Padilha deu declaração que aponta para a porta dos fundos para o desembarque do tucanato. Segundo o amigão do presidente, o PSDB não está mais na base de apoio. Agora só falta entregar os cargos!

 

Observando

Dois líderes políticos do Estado chamam a atenção, se é que assim se pode dizer, por estarem no mais absoluto silêncio no atual contexto das disputas por espaços com vistas a 2018. Dário Berger (PMDB) e João Paulo Kleinübing (PSD) estão naquela toada de que “canário na muda não pia.”