Blog do Prisco
Destaques

Merisio candidato e sinalização de Amin

“Muitos desafios nos aguardam, muito trabalho nos espera”. O agora oficialmente candidato a governador do Estado, Gelson Merisio, encerrou seu discurso na convenção que reuniu milhares de pessoas em Florianópolis neste sábado, com a certeza de que o desafio para chegar ao posto ainda é grande, mas que um importante passo foi dado. Segundo ele, o caminho ainda não está na metade, mas a união de outros dez partidos ao projeto do PSD é um fôlego e tanto para seguir com energia. Ainda não formalmente aliado, o PP também marcou presença, com Esperidião Amin e o presidente do partido, Silvio Dreveck.

Amin não só compareceu como defendeu, novamente, a ampla aliança contra o MDB, trazendo ao projeto o PSDB e o DEM, uma equação difícil. Nos bastidores, as conversas apontavam o nome de Amin, pré-candidato do PP ao governo, como ocupante de uma das duas vagas ao Senado na composição com PSD. Mas definições, mesmo, só no dia 5 de agosto, prazo fatal para que se encerrem as convenções homologatórias.

As 11 realizadas hoje, do PSD e mais uma dezena de aliados, indicaram seus candidatos e apoio a Merisio, mas ficaram abertas para eventuais alterações até o dia Decisivo.

fotos>Luiz Debiasi, divulgação

PSD escolhe sua candidatura e, na largada, já tem confirmada aliança com outras nove legendas em convenções realizadas de forma simultânea

O nome de Gelson Merisio é o primeiro confirmado entre os pré-candidatos a governador em Santa Catarina. O PSD realizou sua convenção neste sábado e ratificou a indicação de Merisio, ao governo, e de Raimundo Colombo, ao Senado. Foram dez convenções partidárias realizadas de forma simultânea, com a escolha do encaminhamento para apoio o pessedista nas eleições deste ano e também a definição das candidaturas que irão concorrer a deputado federal e a deputado estadual.
“Enquanto não estiver erradicada a miséria extrema em Santa Catarina, nenhum outra missão pública pode se sobrepor”, disse Merisio em seu discurso, defendendo uma de suas propostas para o governo. Ele defende que as áreas que hoje tem os menores indicadores de desenvolvimento social tenham tratamento tributário para incentivar o crescimento econômico.
PSD, PSB, PDT, Podemos, Solidariedade, PROS, PSC, PRB, PCdoB e PHS são a primeira aliança formada nas eleições em Santa Catarina, mas outras legendas ainda podem somar forças para a disputa que se delineia com definições até o dia 5 de agosto, último dia para as convenções. Todas os eventos foram realizados na Assembleia Legislativa e em locais próximos na manhã deste sábado.
“Quero enaltecer e reconhecer o trabalho que nos trouxe até aqui. Só temos a condição e pleitearmos uma nova candidatura do PSD porque ao longo dos últimos sete anos tivemos um governador que enfrentou e superou a pior crise econômica que já afetou Santa Catarina. Nesse período, nunca cogitamos aumentar impostos e muito menos atrasar salários”, disse Merisio, destacando o trabalho realizado pelo ex-governador Raimundo Colombo.
“Cabe agora nesta hora a um líder que demonstrou competência e qualidade, que tem conseguido com inteligência construir o futuro. Cabe a você Merisio terminar essa etapa e começar a construir a nova em favor de Santa Catarina, com a força todos nós. Não há um momento sequer para se permitir descansar. Há muito por fazer”, disse Colombo, em seu pronunciamento pouco após ser indicado como o nome do PSD para disputar uma vaga de senador.
Lideranças do PP também marcaram presença na convenção. “Haveremos de construir uma coligação pela vitória e pelo sucesso do povo catarinense”, disse o deputado federal e ex-governador Esperidião Amin. Presidente estadual dos Progressistas, Silvio Dreveck também defendeu que as duas legendas caminhem em conjunto: “Nossa prioridade é a aliança com o PSD e demais partidos capitaneados pelo Gelson Merisio”, disse. O PP realizará sua convenção no próximo sábado, dia 28.