Blog do Prisco
Destaques

Merisio defende prioridade na Segurança

Pré-candidato foi sabatinado por jornalistas em debate que reuniu representantes de várias cidades da região
A Sabatina Regional com o deputado Gelson Merisio, realizada nesta quinta-feira na Grande Florianópolis, reuniu jornalistas de diversos veículos para um debate com o pré-candidato ao governo estadual. A Segurança Pública foi um dos temas predominantes, até pela participação de profissionais que trabalham diretamente com a área.
O evento foi realizado em um hotel em Florianópolis e reuniu 12 jornalistas. Foi um debate, com perguntas e respostas de todos participantes.
Gelson Merisio vem percorrendo o Estado para as sabatinas regionais – fotos>divulgação
“Se o Estado não consegue dar segurança dentro de uma Ilha, que só tem uma entrada e uma saída, com o comando da PM e dos poderes, vai garantir segurança fora como? Florianópolis precisa ser a cidade mais segura de SC para dar o recado”, disse o deputado, destacando sua proposta de trazer mais cinco mil policiais da reserva de volta para a ativa.
Ainda dentro do tema Segurança Pública, foi debatido o sistema prisional. “A política prisional que temos não deu certo. O modelo como está não serve. Precisamos construir uma nova forma de encarceramento, com gerenciamento de periculosidade. Presos tem que permanecer apenas os de crimes violentos e de grave ameaça.”, explicou sobre o fato de um jovem de 18 anos preso por um crime leve acabar sendo cooptado por facções do crime organizado dentro dos próprios presídios.
Merisio defende que é preciso mostrar de onde virão os recursos para cada ação apresentada. “Prioridade de uma área tem que ter recurso se não vira só discurso”, diz. No caso da Segurança, definida como a sua prioridade, o deputado afirma que os recursos virão da extinção das regionais e de um corte de 1260 dos atuais 1460 comissionados.
O parlamentar também foi questionando sobre as sua posição em relação às regionais. Merisio defendeu que é preciso criar um novo modelo a partir da “revolução da gestão pública”, e a extinção das ADRs seria um desses exemplos. “Estado se tornou muito importante para ele mesmo. E isso precisa ser revertido. Ele tem que ser importante para a população, na entrega dos serviços públicos”, afirma.
*Veja mais posicionamentos do pré-candidato na Sabatina Regional:*
*Alterações para Saúde*
“Na Saúde, precisamos acabar com as cotas regionais. A solução é simples, mas difícil de ser feito. Mais recursos, atendimento perto da sua própria cidade e o rompimento de um modelo que traz todo ‘excedente’ de atendimentos de SC para sustentar o aparelho de Saúde montado em Florianópolis”
*Falta de recursos*
“A necessidade de caixa que nós temos é também uma grande oportunidade, porque há uma defasagem absurda na aplicação de tecnologia na gestão pública. Podemos fazer uma verdadeira revolução.”
*Ruptura de modelo político*
“A geografia das urnas acabou. Vamos cortar 1260 dos 1460 cargos comissionados. Ficarão apenas 200. Não é só isso que irá resolver, mas esse é o início da solução. Porque muda o modelo”
*Defesa do Fundam*
“O Fundo de Apoio aos Municípios foi uma demonstração clara de que é possível repassar recursos diretos para as prefeituras para conseguir realizar obras mais baratas e mais rápido. Por isso, apresentei uma PEC que torna o Fundam uma política permanente do Estado”