Blog do Prisco
Destaques

Napoleão demonstra musculatura estadual

Impressionou até mesmo a interlocutores privilegiados a solenidade que marcou a renúncia de Napoleão Bernardes, quinta-feira, no fim da tarde, em Blumenau.

O tradicional teatro Carlos Gomes lotou. Os organizadores, para quem o evento superou absolutamente todas as expectativas, colocaram um telão e dezenas de cadeiras na parte externa do prédio para acomodar todos os presentes. Quase 2 mil pessoas prestigiaram o ato, que também ficou marcado pela prestação de contas dos mais de seis anos de gestão do jovem líder político.

Vieram lideranças de todos os cantos de Santa Catarina. De quase todos os partidos, não apenas do PSDB. Os dois governadores, Eduardo Moreira (MDB) e Raimundo Colombo (PSD), compareceram.

Assim como os dois senadores tucanos, Paulo Bauer e Dalirio Beber. Mauro Mariani, presidente estadual do MDB e pré-candidato ao governo, também estava lá, assim como várias lideranças de peso do Manda Brasa. Sinal inequívoco de que a proximidade e a sintonia PSDB e MDB está em franco crescimento.

Paulo Bauer, Marco Tebaldi, Napoleão, Antídio Lunelli, Eduardo Moreira e Celso Maldaner – fotos> Michelle Lamin, prefeitura de Blumenau

Compareceram, também, deputados estaduais e federais de outros partidos, assim como prefeitos, vices, vereadores e entidades empresariais dos mais diversos segmentos.

Um amigo disse ao blog que “mais parecia um evento político dos que costumam organizar os grandes partidos e lideranças políticas de São Paulo.”

GESTÃO É A MARCA

Comunicador nato e carismático como poucos políticos hoje em Santa Catarina, Napoleão Bernardes foi a estrela da festa. Além de um encorpado e entusiasmado discurso, ele apresentou um vídeo com grandes obras e ações de seu período como mandatário da terceira maior cidade do Estado. E prestou contas à sociedade. Foram destacadas ações e obras que muitas vezes não tiveram grande vulto financeiro, mas que trouxeram impacto social. Apesar da crise econômica, a gestão de Bernardes em Blumenau incrementou áreas que normalmente são cortadas em qualquer governo diante da falta de recursos, como assistência social, cultura, paradesporto e projetos humanizados.

Investimentos foram mantidos nestas e em todas as outras áreas no governo do agora ex-prefeito e pré-candidato à majoritária.

Hallo, Blumenau

O evento também tornou-se uma bela oportunidade para o novo prefeito, Mário Hildebrandt (PSB), apresentar-se melhor ao PIB político de Santa Catarina e da região, além de lideranças do Vale. Tem perfil gestor e atuou em sintonia total com Napoleão Bernardes enquanto foi vice-prefeito tucano. A cidade está em boas mãos, reforçando o sentimento das lideranças regionais: o Vale está novamente no páreo sucessório estadual e não perde nada com a saída de Napoleão. Muito pelo contrário. A ascensão dele reforça o protagonismo regional, onde se concentra o maior reduto eleitoral de Santa Catarina.

Napoleão Bernardes está no jogo. Em princípio, é pré-candidato ao Senado. Mas não pode ser descartada sua presença na cabeça de chapa, dependendo do cenário e das composições lá em agosto.

Paulo Bauer e Napoleão Bernardes: opções do PSDB para a majoritária