Blog do Prisco
Notícias Últimas

Portanova será candidato a governador pela Rede

Professor com pós-doutorado e ex-candidato a governador na eleição de 1998 pelo PV, Rogério Portanova está novamente no cenário político estadual. É pré-candidato a governador pela Rede. Vai dar palanque para a presidenciável Marina Silva. Nos últimos dois meses, ele já percorreu as cidades-sede das microrregiões. Está na estrada, articulando apoios e apresentando-se a lideranças regionais.

Portanova tem a espinha dorsal do discurso definida. A sustentabilidade ambiental na produção e as necessidades de investimentos em energias limpas; e a ética na política. Ele enfatiza que está aberto e conversando com outros partidos com vistas a coligações. Desde que haja o compromisso programático com estas duas colunas principais: meio ambiente e energias renováveis, combinada com a ficha limpa dos líderes políticos.

O pré-candidato esteve na convenção estadual do PPS. Mantém contato com a presidente estadual do partido, Carmen Zanotto. Vê com bons olhos esta aproximação também pela questão nacional. O senador Cristóvam Buarque, pré-candidato a presidente pelo PPS, é próximo de Marina Silva, da Rede de Portanova.

O professor Rogério Portanova filiou-se à Rede – foto>divulgação

O redista lembra que há 20 anos ele estava com o mesmo discurso, os mesmos posicionamentos, mas que a questão da ficha limpa, da ética na política, era vista como algo meio abstrato, distante. “Agora a própria sociedade, a opinião pública incorporou esse sentimento,” contextualiza Portanova, afirmando que já tem 45 nomes mapeados para as eleições proporcionais (deputados federais e estaduais).

Em 1986, Rogério Portanova foi candidato a deputado federal constituinte. Não se elegeu, mas integrava o movimento verde, uma ala petista que depois acabou se transformando no PV.

E em 1996, ele foi candidato a prefeito de Florianópolis. Naquele ano, Angela Amin foi eleita para o primeiro mandato dela na Capital do Estado.