Blog do Prisco
Coluna do dia

Receita estadual cresce 10% em julho

Receita estadual cresce 10% em julho

A sexta-feira, 31, será um dia de agenda administrativa e política para Raimundo Colombo. O governador vai reunir os 36 secretários regionais, juntamente com os secretários Antônio Gavazzoni (Fazenda), Nelson Serpa (Casa Civil) e Murilo Flores (Planejamento). Certamente, Colombo vai abordar com o grupo as mudanças previstas no projeto que transforma as SDR’s em agências de desenvolvimento. A proposta deve ser apreciada neste segundo semestre pela Assembleia. Também na pauta do encontro, a recuperação das rodovias estaduais, especialmente depois do período de chuvas. O governador também cobrará o cumprimento de metas pré-estabelecidas.

Na mesma data, encerra-se o exercício fiscal de julho. A arrecadação estadual deve crescer cerca de 10% contra incremento de apenas 2% em junho. Mesmo assim, os indicadores para agosto de 2015, no comparativo com o mesmo mês do ano passado, não são positivos. Ou seja, o número aparentemente expressivo agora em julho não refresca muito. Tudo leva a crer que a crise econômica seguirá afetando a economia catarinense, costumeiramente diferenciada no contexto nacional.

 

 

Estratégia eleitoral

Do encontro com os secretários regionais, Raimundo Colombo e os três secretários centrais seguem para Balneário Camboriú, onde a reunião será com os coordenadores regionais do PSD. A convocação partiu do presidente em exercício da legenda, ex-deputado Antônio Ceron. No litoral, os pessedistas vão debater estratégias para a campanha municipal do ano que vem.

 

 

Abatimento

Leal a Dilma Rousseff por quase duas décadas, o catarinense Márcio Zimmermann, técnico renomado no setor elétrico nacional, não escondeu o abatimento ao ser guilhotinado da presidência da Eletrosul. Nos próximos dias, o destino dele são as férias.

 

 

O ausente

Por falar em Eletrosul, a maior ausência sentida na solenidade de posse de Djalma Berger (PMDB) e Cláudio Vignatti foi a do vice-governador Eduardo Pinho Moreira. Ele também é presidente licenciado do PMDB catarinense. O novo presidente é irmão do senador Dário Berger, que sai fortalecido com essa solução.

 

 

Os distantes

Raimundo Colombo, Gelson Merísio e Cesar Souza Junior, trio do PSD, também não compareceu à solenidade que empossou a nova diretoria da Eletrosul. Neste caso, a postura é compreensível. A ordem é manter distância segura dos Berger.

 

 

Obra que segue

Segundo o secretário Milton Hóbus (Defesa Civil), Raimundo Colombo garantiu o repasse de R$ 20 milhões para a conclusão das obras da rodovia que liga Rio do Sul a Presidente Getúlio. O governador recebeu Hóbus esta semana. Também participaram da audiência os prefeitos Garibaldi Ayroso, o Gariba, e Nilson Satainsack (Presidente Getúlio), além dos deputados Jean Kuhlmann e Aldo Schneider.

 

 

Data

Raimundo Colombo confirmou a presença no desfile que marcará a abertura das comemorações pelos 155 anos de Brusque. Será no dia 4 de agosto. O prefeito Roberto Prudêncio Neto entregou o convite ao governador, em mãos, ontem, durante audiência no Centro Administrativo.

 

 

Bactéria

Deputado Nataliano Lázare (PR), presidente da Comissão de Agricultura da Alesc, vai propor a realização de uma audiência pública, já na volta do recesso, para traçar estratégias de combate à brucelose. A doença, que atinge o gado de corte, se alastra pela região de Curitibanos. Se não for combatida, pode chegar aos quatro cantos do Estado.