Blog do Prisco
Notícias Últimas

Rogério Portanova é candidato ao governo de SC

A primeira convenção estadual para as eleições 2018 em Santa Catarina ocorreu nesta sexta-feira (20), no Diretório Estadual da REDE Sustentabilidade SC, em Florianópolis. No encontro, os filiados consolidaram a candidatura de Rogério Portanova ao Governo do Estado e de Miriam Prochnow e Diego Mezzogiorno ao Senado, além de outras 09 candidaturas para deputado federal e 12 a deputado estadual.

“Nossas propostas seguem os valores da REDE na busca do desenvolvimento ecologicamente equilibrado, socialmente justo, economicamente viável e culturalmente diversificado”, destacou Portanova. O pré-candidato ao Governo do Estado é professor da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua como coordenador de Gestão Ambiental na UFSC em Florianópolis. É Mestre em Direito pela UFSC e Doutor em Ciência Política pela Universidade Paris VIII, na França. Tem pós-doutorado em Direito do Ambiente pela Universidade Lusíada de Lisboa.

Rede foi o primeiro partido a realizar convenção em SC – fotos>divulgação

O presidente estadual da REDE SC, Nelson Zunino Neto, conduziu o encontro e alertou para a possibilidade de novas candidaturas a deputado federal e estadual. A convenção segue em aberto para consolidar outros nomes em futuros encontros até 5 de agosto.

ALIANÇAS

Outro tema foi a possibilidade de coligação, debate que irá se manter nas próximas semanas. A convenção ocorreu um dia após a vinda da presidenciável Marina Silva, liderança maior da REDE Sustentabilidade, a Santa Catarina. No estado, Marina disse que a melhor aliança será com os 200 milhões de brasileiros e, no caso dos partidos, cogitou apenas alianças programáticas para o pleito.

Zunino fez uma avaliação do momento da REDE em SC. “A visita da presidenciável Marina Silva evidenciou sua receptividade junto aos movimentos sociais, lideranças setoriais e empresariado catarinense e deu um novo impulso às estratégias da REDE SC. A nossa convenção mostrou que estamos unidos e confiantes em obter bons resultados em 2018”, destacou.

CANDIDATOS AO SENADO

DIEGO MEZZAGIORNO, de Florianópolis

Ex assessor de relações internacionais da presidência da Eletrosul. Experiência no setor hoteleiro no exterior, tendo trabalhado nos três melhores hotéis do mundo. Fluente em seis línguas. Conselheiro da Câmara de Comércio Itália-Brasil.

MIRIAM PROCHNOW, de Atalanta

Pedagoga, Especialista em Ecologia. Trabalha na área ambiental, com enfoque no acompanhamento e proposição de Políticas Públicas, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Desenvolvimento Institucional. Tem 30 anos de experiência em coordenação de organizações da sociedade civil, execução de projetos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais e culturais, campanhas, desenvolvimento institucional e produção de materiais e publicações, tendo atuado em ONGs, redes e no Governo Federal. É fundadora da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da vida (Apremavi) e foi Coordenadora da Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC) e da Rede de ONGS da Mata Atlântica (RMA). Tem trabalhado no desenvolvimento e implantação de programas ambientais e sua negociação com diferentes setores, como o Observatório do Clima e a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. Foi secretária executiva do Diálogo Florestal, iniciativa que reúne empresas do setor florestal e organizações da sociedade civil. É líder Avina, fotógrafa amadora e locutora dos vídeos da Apremavi. É fundadora da Rede Sustentabilidade e foi a primeira Porta-Voz da Rede em Santa Catarina, ao lado de Lucas Cardoso. Integrou a executiva nacional da Rede, atuando como Coordenadora de Formação no Elo Nacional e Elo Estadual de SC.