Blog do Prisco
Destaques Notícias

Santa Catarina pode ficar sem representação na esplanada dos ministérios

A engenharia que levou o vice-presidente Michel Temer (PMDB) para a articulação política do governo pode deixar Santa Catarina sem representação na esplanada dos ministérios. Como na matemática política dois mais dois nunca são quatro, explica-se. A investidura do vice tem tudo para remanejar o gaúcho Pepe Vargas (PT) à Secretaria Nacional de Direitos Humanos, desalojando Ideli Salvatti. O blog ouviu um líder do PT Barriga-Verde, que conversou com seis deputados gaúchos que fazem parte da base aliada de Dilma Rousseff. Todos confirmaram que Pepe Vargas assumirá o atual posto de Ideli. Especulações de bastidores indicam que ela deve ser aproveitada na presidência dos Correios, um cargo importante e mais significativo do que a Secretaria de Direitos Humanos, mas fora do circuito ministerial.

A

OUTROS CATARINENSES DE SAÍDA

As mudanças ocorrem justamente em um momento no qual o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, declara que seu partido deixará o governo federal no máximo até junho. Confirmada a projeção do pedetista, Manoel Maneca Dias deixaria o Ministério do Trabalho. Não custa lembrar que, na semana passada, Lula da Silva recebeu sindicalistas ligados à CUT. Eles defenderam que o PT retome o controle sobre a pasta do Trabalho.
Já pelos lados do Turismo, o Estado perde a atuação de Vinícius Lummertz, secretário nacional de Políticas de Turismo, uma espécie de número dois na estrutura ministerial. Ele vai assumir a Casan até o fim do mês.
De quebra, o professor e ex-reitor da UFSC, Álvaro Pratta, já sinalizou que está saindo da Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia, dentro do ministério de mesmo nome. A dúvida que fica é se essa “limpa” tem a ver com o resultado das eleições 2014. SC foi a unidade federada que concedeu a maior votação proporcional ao tucano Aécio Neves.

Foto: divulgação