Blog do Prisco
Coluna do dia

Sensação de melhora

Pesquisa do Instituto Paraná, realizada de 20 a 23 de julho com 2020 pessoas em 158 municípios, revela que entre a população também existe uma perspectiva de melhora no cenário econômico, embora Michel Temer, por motivos óbvios, careça de apoio popular.

O presidente interino tem aprovação de 38,9% dos entrevistados contra 52% que não aprovam sua gestão até o momento. Também chama muita atenção os dados referentes à situação presidencial. Estratosféricos 62,4% querem novas eleições. Ou seja, não querem o retorno de Dilma Rousseff tampouco a permanência de Temer.

Além desse dado, a pesquisa é desalentadora para Dilma e Lula da Silva. Apenas 11,1% pedem a volta da petista, enquanto 23% preferem a manutenção do peemedebista.

 

Lula na prisão

Já quando o assunto é Lula da Silva, nada menos do que 47,7% defendem a prisão dele. Outros 34,1% querem que ele se aposente da política e apenas 15,2% desejariam vê-lo novamente na presidência. O recado é claro: deu, Lula!

 

No bolso

Aos poucos, a população parece perceber que o quadro econômico parou de piorar e está dando sinais de melhora. Pouco mais de 11% dos entrevistados pelo Instituto Paraná acreditam que sua situação financeira pessoal melhorou após a posse de Michel Temer. Outros 65,9% avaliam que permaneceu como está e 20% acham que piorou.

 

Caminho longo

Mesmo com a percepção de melhoras à vista na questão econômica, 65% ainda têm medo de perderem seus empregos. Já 25,1% assinalam que vão permanecer onde estão.

 

Data e hora

Deputado estadual Mario Marcondes terá seu nome oficializado no dia 2 de agosto, data da convenção do PSDB de São José. O evento, que deve reunir umas 700 pessoas, começará às 19h45min.

 

Sem barganha

Mario Marcondes segue conversando com vários partidos visando a possibilidade de uma coligação eleitoral. Mas ele lembra que o critério para fazer parte da aliança é ter projeto para São José. Os apoios não estão sendo conversados com base em promessas de cargos futuros na estrutura da prefeitura.

 

Segurança na Alesc

No urgente problema da segurança pública, cada um tem que fazer sua parte. Por isso, a Assembleia irá devolver às ruas 20 policiais da ativa que atuavam na segurança do Legislativo.

 

Da reserva

Para seus lugares, serão contratados PMs aposentados, com qualificação e experiência para o trabalho, já pelo novo modelo para o Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública no Estado (CTISP), aprovado na semana passada na Assembleia. O número pode não parecer grande, mas representa o efetivo de alguns municípios catarinenses que tem quase 30 mil habitantes.

 

Big Brother

A campanha municipal deste ano, estão alertando os jurídicos dos partidos, deve apresentar um festival de impugnações. Políticos tradicionais que não aceitarem e não se adaptarem à nova realidade, correm ainda mais riscos de irem para a degola.

 

Nada disso

Em São José, a turma do senador Dário Berger, que tem como candidato pelo PMDB o vice-prefeito José Natal, estava articulando para tentar conquistar o apoio do PP. Mas não será possível. O deputado João Amin, coordenador do partido na Grande Florianópolis, já mandou avisar que com o PMDB o PP não fecha.