Blog do Prisco
Destaques

Temer em SC: compromisso único

A Presidência da República é uma instituição nacional. Quem a ocupa tem um poder enorme de influenciar os rumos do país. Por si só, a visita de um presidente a um Estado fora do eixo Rio-São Paulo-Brasília deveria constituir-se num acontecimento importante. Não é mais. Amanhã, 16, o presidente Michel Temer estará em Santa Catarina. Na comitiva presidencial, vêm pelo menos quatro ministros. Entre eles, o catarinense Vinícius Lummertz, do Turismo.

Mas a agenda oficial assinala apenas um único compromisso. Temer e companhia virão exclusivamente para a abertura oficial do 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção, no Centro de Convenções Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, Nortes da Ilha de SC. O evento começa às 18h30min. A presença presidencial é esperada para 19h30min.

Por um lado, Temer amarga, segundo pesquisa recente da CNT/MDA, apenas 4,3% de aprovação. Mas nem isso justifica tamanha apatia política dos catarinenses. Afinal, trata-se do presidente da República.

Até a manhã desta terça, 15, presidente e ministros não tinham agendado nenhum encontro político no estado e olha que o MDB é o partido de Temer e do atual governador, Eduardo Pinho Moreira, assim como do próprio Vinícius Lummertz. Fica muito claro que fracassou a tentativa de aproximação entre Moreira e Temer. Também significa que a representação catarinense em Brasília segue na mesma toada: sem força política no contexto nacional.

A foto de é do MDB, de janeiro de 2016, quando Temer ainda era vice-presidente e fazia campanha interna pelo fortalecimento do MDB nos municípios – foto>MDB, divulgação