Blog do Prisco
Notícias Últimas

Torres Marques assumirá presidência do TJ nesta sexta

O desembargador José Antônio Torres Marques (foto) toma posse na presidência do Tribunal de Justiça na tarde desta sexta-feira (29/01). A cerimônia será realizada no auditório do Tribunal Pleno, a partir das 17 horas, e contará com a participação de magistrados, autoridades estaduais e municipais, servidores e convidados. O desembargador Nelson Schaefer Martins, atual presidente do Tribunal, fará a transmissão do cargo. Natural de Porto Alegre-RS, o desembargador Torres Marques iniciou carreira na magistratura catarinense como juiz substituto na comarca de Lages, há 32 anos. Na solenidade de sexta, também tomarão posse os desembargadores Alexandre d’Ivanenko (1º vice-presidente) ; Ricardo Orofino Fontes (corregedor-geral da Justiça) ; Sérgio Izidoro Heil (2º vice-presidente); Jaime Ramos (3º vice-presidente), e Salim Schead dos Santos (vice-corregedor-geral). O novo presidente do TJ chega ao posto máximo da carreira eleito por ampla maioria de votos, em sessão do Tribunal Pleno realizada em 2 de dezembro de 2015. Obteve 52 votos entre os 56 desembargadores aptos a votar.

desembargador torres marques

Adiantou, naquela ocasião, que a palavra-chave de sua gestão será a união, pois dependerá dela para enfrentar os momentos de crise prenunciados pelo quadro econômico. Pediu criatividade de todos para driblar a escassez de recursos e prometeu promover uma remodelação administrativa para adaptar o TJ ao novo momento. Garantiu ainda a valorização da carreira da magistratura, independente do grau de jurisdição, por entender inexistente distinção entre 1º e 2º Grau.Na sua visão, o aperfeiçoamento do Judiciário não é missão exclusiva da cúpula, mas sim de toda a magistratura. Disse também que buscará valorizar os servidores, que considera imprescindíveis para garantir melhor prestação jurisdicional.

Currículo resumido – Novos Dirigentes TJ – Biênio 2016/2017

Presidente:

Desembargador José Antônio Torres Marques, 61 anos, natural de Porto Alegre/RS, iniciou na magistratura em 2 de maio de 1983, quando assumiu como juiz substituto na comarca de Lages. Foi promovido a juiz de direito em 26 de agosto de 1985, na comarca de Trombudo Central, e atuou ainda em Orleans, São Miguel do Oeste, Lages e Capital. Promovido em 1999 a juiz de 2º grau, assumiu como desembargador em 17 de maio de 2002.

1º Vice-Presidente:

Desembargador Alexandre D’Ivanenko, 61 anos, natural de Itajaí/SC, iniciou como juiz substituto em 30 de dezembro de 1981, na comarca de Brusque. Promovido a juiz de direito em 9 de fevereiro de 1984, na comarca de Urubici, atuou também em Orleans, Porto União e Capital. Assumiu como desembargador em 8 de outubro de 2007.

Corregedor-Geral da Justiça:

Desembargador Ricardo Orofino da Luz Fontes, 60 anos, natural de Florianópolis/SC, assumiu como juiz substituto em 5 de janeiro de 1981, e atuou nas comarcas de Xanxerê e Tijucas. Promovido a juiz de direito em 28 de abril de 1983, judicou nas comarcas de Trombudo Central, Dionísio Cerqueira, Xanxerê, Curitibanos, Blumenau e Capital. Assumiu como desembargador em 7 de abril de 2003.

2º Vice-Presidente:

Desembargador Sérgio Izidoro Heil, 65 anos, natural de Florianópolis/SC, assumiu como juiz substituto em 30 de dezembro de 1981, e atuou nas comarcas de Criciúma e Itajaí. Promovido a juiz de direito em 13 de agosto de 1984, judicou nas comarcas de Campo Erê, Mondaí, São José, Tubarão, Itajaí e Capital. Passou a juiz de 2º grau em 9 de dezembro de 2002 e foi promovido a desembargador em 9 de outubro de 2007.

3º Vice-Presidente:

Desembargador Jaime Ramos, 62 anos, natural de Lages/SC, assumiu como juiz substituto em 30 de dezembro de 1981, e atuou nas comarcas de Mafra e Porto União. Alçado a juiz de direito em 30 de dezembro de 1983, judicou nas comarcas de Laguna, Taió, Dionísio Cerqueira, Canoinhas, Lages, Joinville , Rio do Sul e Capital. Foi promovido a juiz de 2º grau em 1º de novembro de 2000 e assumiu como desembargador em 8 de outubro de 2007.

Vice-Corregedor da Justiça:

Desembargador Salim Schead dos Santos, 67 anos, natural de Criciúma/SC, assumiu como juiz substituto em 18 de setembro de 1981, e judicou nas comarcas de Campo Erê e São Lourenço do Oeste. Promovido a juiz de direito em 14 de outubro de 1983, atuou nas comarcas de Seara, São Lourenço do Oeste, Caçador e Lages. Assumiu como desembargador em 21 de outubro de 2003.

Foto: TJ, divulgação