Blog do Prisco
Coluna do dia

TSE faz devassa nas contas do PT

TSE faz devassa nas contas do PT

Depois de duas semanas menos tensas, Dilma Rousseff voltou a ter motivos sérios para se preocupar com o seu futuro na presidência da República.

Vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Gilmar Mendes declarou que “há vários indicativos” apontando que o PT “foi indiretamente financiado pela Petrobrás.” Entenda-se por Petrobrás a corrupção que grassa na petroleira desde  a ascensão petista ao poder.

As declarações constam de um despacho que o magistrado encaminhou à Corregedoria-Geral Eleitoral na sexta-feira passada. De acordo com Mendes, as lides eleitorais do PT no contexto nacional vêm sendo patrocinadas pelos dutos petrolíferos desde pelo menos 2010, ano da primeira eleição da ex-guerrilheira.

Relator das contas vermelhas relativas à campanha de 2014, a que reelegeu Dilma, no TSE, Gilmar Mendes cruzou os dados acerca das receitas e despesas do certame presidencial com os dados já publicados pela Operação Lava-Jato.

 

 

Quebra de sigilo

São afirmações contundentes de um magistrado dos mais graduados, que geram expectativa sobre  a quebra de sigilo das contas petistas, já solicitada pelo ministro. Se isso ocorrer, e a corregedoria eleitoral entender que houve dinheiro roubado na contabilidade do partido, pode-se iniciar o processo para a cassação do diploma da presidente da República. Resta saber se, confirmada alguma irregularidade, haverá reflexo nos diretórios estaduais, que costumam receber dinheiro da nacional durante as campanhas eleitorais.

 

 

Outra frente

Dilma Rousseff também ainda não explicou as chamadas pedaladas fiscais do governo em 2014 ao TCU. Segue tentando conseguir mais prazo para explicar o inexplicável. Deste front também pode nascer um processo de impeachment.

 

 

Ajuda ao Oeste

Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, cancelou agenda em Santa Catarina esta semana. Acompanhado do governador, ele iria ao Oeste para a entrega de casas modulares a famílias atingidas pelo tornado em Xanxerê e Ponte Serrada. Há, para variar, impedimentos burocráticos. Talvez os atos ocorram na semana que vem.

 

 

Panorama em Lages

Novidade no cenário eleitoral da principal cidade serrana. O PMDB deve ter candidato. Já está adiantada a articulação para que o prefeito interino, Toni Duarte, deixe o PPS e entre para as fileiras do manda brasa.

 

 

Pelo PSD

Já no PSD lageano, além do prestigiado Antônio Ceron, presidente em exercício da sigla no Estado, existe também a opção do jovem deputado Gabriel Ribeiro. Correndo por fora nas hostes pessedistas está o presidente da SC Parcerias, Paulo Cesar da Costa, o Costinha. Neste contexto, a deputada Carmen Zanotto poderia apresentar-se como candidata pelo PPS.

 

 

Derrapada

Repercutindo muito mal nas fileiras do PP e nos meios políticos a atravessada de Espeiridião Amin, que manobrou para emplacar Gilson dos Santos e Antônio Carlos Vieira, o Vieirão, na secretaria geral e na tesouraria, respectivamente. Nada contra eles pessoalmente. São figuras tarimbadas. Mas pelo fato de o novo presidente ter “ressuscitado” a dupla. Quando se projeta renovação partidária, percebe-se que houve um equívoco. Os dois novos dirigentes, assim como o próprio Amin, estão na casa dos 70 anos!

 

 

Contrariado

Ex-deputado e ex-presidente estadual do PP, Leodegar Tiscoski, nem ficou até o final da convenção do partido no sábado passado. Estava pronto para assumir a secretaria geral, mas foi barrado por Esperidião Amin. Há quem diga que ele avalia até mesmo deixar o PP.

 

Retorno

Desembargador Sérgio Baasch Luz voltou à presidência do TRE esta semana. Ele estava afastado, para tratamento de saúde, desde o dia 28 de maio. O magistrado já presidiu a sessão de segunda-feira no tribunal.