Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Deputado Jorge Goetten tem pedido atendido e mamografia no SUS para mulheres de 40 a 49 anos será realidade

Deputado levou o pedido ao ministro da Saúde em abril deste ano durante audiência com o município de Brusque

O Ministério da Saúde anunciou nesta semana a ampliação na idade para realização do exame de mamografia pelo SUS. Agora, mulheres entre 40 e 49 anos terão acesso à mamografia na rede pública de saúde, mesmo sem sinais ou sintomas de câncer. Até então, a idade era a partir dos 50 anos.

A decisão atende a uma demanda levada ao ministro Alexandre Padilha pelo deputado federal Jorge Goetten (Republicanos), em parceria com a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) em abril deste ano, junto com o vice-prefeito de Brusque, Deco Battisti.

“Estou muito satisfeito que o pedido foi atendido. É uma vitória da saúde pública e da luta pela vida das mulheres brasileiras. Lutamos para que o SUS seja mais inclusivo e preventivo, e hoje celebramos uma conquista que vai salvar milhares de vidas”, afirmou o deputado Jorge Goetten.

Segundo o INCA, mais de 70 mil novos casos devem ser registrados no Brasil em 2025, sendo que 23% ocorrem justamente nessa faixa etária.

A medida será uma das principais ações do Outubro Rosa e integra o programa Agora Tem Especialistas, que levará 27 carretas de atendimento móvel a 22 estados. As unidades oferecerão mamografias, biópsias, punção de mama, ultrassonografia transvaginal, colposcopia, além de consultas presenciais e por telemedicina.A faixa etária para rastreamento também foi ampliada: mulheres de até 74 anos agora terão direito ao exame preventivo a cada dois anos.

Sair da versão mobile