Notícias - Lateral

35ª Festa Nacional do Pinhão inicia nesta sexta-feira e transforma Lages no grande palco da cultura serrana

Com mais de 100 atrações gratuitas e expectativa de grande público, a “Edição Raízes” celebra a identidade e a arte da Serra Catarinense em quatro palcos espalhados pela cidade

O município de Lages dá início, nesta sexta-feira (6 de junho), a 35ª edição da Festa Nacional do Pinhão, um dos maiores eventos culturais do Sul do Brasil. Às 18h30min, a Praça João Costa (Calçadão) será o cenário da cerimônia de abertura, com a recepção das autoridades pela prefeita Carmen Zanotto e pela realeza da Festa – rainha Amanda Bianchini; primeira princesa, Lariane Rodrigues, e segunda princesa, Alice Cunha Ramos. Logo após, às 20h, o grupo Quarteto Coração de Potro sobe ao palco para dar início à celebração com um espetáculo de música nativista, exaltando as raízes culturais da região.

Mais do que uma festa, a edição de 2025 representa um reencontro com a alma da Serra Catarinense. Com o tema “Raízes”, o evento resgata tradições, valoriza artistas locais e fortalece a identidade de um povo que preserva sua história através da música, dança, arte e gastronomia. Durante 17 dias de programação, a cidade se transforma em um grande palco a céu aberto, com atrações gratuitas e acessíveis à população e visitantes. “O resgate das nossas tradições e o fortalecimento da cultura local fazem desta edição um marco histórico para o município. A Festa Nacional do Pinhão movimenta toda a cidade, desde a rede hoteleira até restaurantes e o comércio local, além de valorizar os artistas da nossa terra”, ressalta a prefeita Carmen Zanotto.

Neste ano, a estrutura do evento é composta por quatro palcos temáticos, estrategicamente distribuídos pelos pontos centrais de Lages:

  • Palco Recanto do Pinhão Aracy Paim, na Praça João Costa (Calçadão), sedia as apresentações de artistas nativistas, grupos folclóricos, declamadores e trovadores, além da tradicional Sapecada da Canção Nativa e Sapecada da Serra Catarinense.
  • Palco Raízes, instalado na rua Nereu Ramos (Rua Coberta), com intensa programação artística ao longo de toda a Festa.
  • Palco Entrevero, no Mercado Público de Lages, em que a boa música embala os almoços e noites, acompanhada da rica gastronomia típica da região.
  • Palco dos Shows Nacionais, localizado no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior, no bairro Sagrado Coração de Jesus, e receberá grandes nomes da música brasileira entre os dias 18 e 22 de junho. Já foram adquiridos mais de 60 mil ingressos para esta programação.

A Rua Coberta também será ponto de encontro para quem deseja apreciar a culinária regional. Nove entidades filantrópicas estarão com estandes oferecendo uma diversidade de pratos típicos, muitos deles à base de pinhão, principal símbolo da Festa e da cultura local.

Com mais de 100 atrações confirmadas, a Festa Nacional do Pinhão promete emocionar, inspirar e envolver todos os que passarem por Lages nestes dias de celebração. A proposta da edição Raízes é não apenas entreter, mas também reforçar o orgulho de pertencer a uma terra que honra e preserva seu legado.

Ao reunir tradição, talento e hospitalidade, a 35ª Festa Nacional do Pinhão reafirma seu papel como vitrine da cultura serrana e como propulsora do turismo e da economia regional. Lages se posiciona, mais uma vez, como o coração pulsante da cultura sul-brasileira.

Posts relacionados

Deputada Reinehr cobra manutenção da malha ferroviária em Santa Catarina em audiência

Redação

Juliana Pavan assume presidência do PSD em Balneário Camboriú

Redação

Festa Literária de Brusque começa nesta quarta-feira (25)

Redação
Sair da versão mobile