Blog do Prisco
Notícias - Lateral

6º EPEC e 7º SEINSP reúnem presidentes de entidades e inspetores na capital

Dois eventos intensificaram a agenda do CREA-SC nos dias 23 e 24 de junho, no Hotel Slaviero Acquamar, em Florianópolis: o 6º Encontro de Presidentes de Entidades Classe (EPEC) e o 7º Seminário Estadual de Inspetores (SEINSP).

O 6º EPEC  iniciou reunindo cerca de 120 lideranças, representantes de 46 entidades classistas do estado, para um debate sobre o papel e a participação das entidades no Sistema Confea/Crea e Mútua. O objetivo foi articulação de ações e projetos em beneficio dos profissionais da área tecnológica e da sociedade em geral.

O evento contou com o apoio integral do Colégio de Entidades Regionais de Santa Catarina (CDER) e com a participação do presidente do CREA-SC, Eng. Civil Carlos Alberto Kita Xavier, do presidente do CONFEA, Eng. Civil José Tadeu da Silva, do vice-presidente, Eng. Agr. Daniel Salati, do coordenador do CDER, Eng. Agrim. Valdir Schneider, do coordenador do Colégio de Diretores Regionais, Eng Agr. Álvaro Dourado e do Dep. Federal Eng Agr. Valdir Colatto. Também estiveram presentes o conselheiro federal Eng. Agr. Evandro Martins, o Eng. Civil Laércio Tabalipa, diretor financeiro da Mutua-Sc e o Diretor da Mutua Nacional, Eng. Mec. Júlio Fialkoski.

Um dos destaques foi a palestra do presidente do Confea, Eng. Civil José Tadeu da Silva, abordando o histórico e a importância das entidades de classe dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua. Tadeu falou sobre o Chamamento Público de 2017. Segundo ele, dos R$ 27 mi colocados à disposição das entidades de classe, apenas R$ 6 mi serão disponibilizados às entidades que cumpriram os requisitos.

O presidente esclareceu ainda sobre a suspenção das Resoluções nº 1052 e 1053, sobre a intervenção do TCU no Confea e sobre a resolução 1075. Após a palestra, os representantes das entidades que tiveram seus registros regularizados e renovados receberam o certificado de utilidade do Sistema Confea/Crea.

O painel sobre “Infraestrutura no Estado”, com a explanação do deputado estadual e ex-presidente da ALESC, Adm. Gelson Merisio (destaque na foto de capa), e a palestra “Pensamento Estratégico para líderes de hoje e amanhã”, com o professor e consultor em gestão empresarial Waldez Ludwig, marcaram o encerramento do EPEC e a abertura dos debates do 7º SEINSP, simultaneamente, com a presença de mais de 300 profissionais.

O presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, disse que os eventos reafirmam o compromisso com as entidades de classe do estado e com os profissionais visando criar alternativas para o aprimoramento das relações e das ações do Conselho com a sociedade. Kita falou ainda, sobre o acordo de Cooperação Técnica e Chamamento Público 2017, sobre o aplicativo de denúncia da fiscalização, Programa CREAjr, que atingiu a marca de 20 mil membros cadastrados em maio deste ano, e sobre a realização do 5º Seminário Estadual de Meio Ambiente, no dia 12 de julho, em Florianópolis.

O SEINSP é um evento de treinamento e capacitação para atuação no colegiado das regionais. A proposta foi discutir as ações e metodologias com foco no aperfeiçoamento e na melhoria da fiscalização e do atendimento aos profissionais e empresas registrados.

A programação contou ainda com uma palestra sobre a Resolução 1073/16 e o Plano de trabalho das Câmaras, ministrada pela Eng. Agr. Isabelle Nami Regis, Gerente do Departamento Técnico do CREA-SC e a palestra sobre o plano de Previdência Privada Tecnoprev, com explanação do gerente da previdência da Mútua Nacional, Rodrigo de Castilho. O Programa CREAjr-SC, Eleições do Sistema, Fiscalização e a Resolução nº 1090/17 e Livro de Ordem, foram outros temas em discussão.

Posts relacionados

Aniversário, palanque e reposicionamento: Merisio volta ao jogo pelo campo da esquerda

Redação

Apesar de 59,2 mil novas vagas em 2025, emprego mostra sinais de desaceleração em SC

Redação

Polícia Civil de Santa Catarina inaugura laboratório de análise de dados

Redação
Sair da versão mobile