O vereador Rafael de Lima (PSD) lamenta profundamente o cancelamento de uma palestra que faria na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na noite desta quinta-feira (02/10), a convite do professor Daniel Degal, da disciplina de Direito das Coisas do curso de Direito. O tema da palestra seria regularização fundiária, assunto no qual Rafael atuou como coordenador geral do Programa Floripa Regular e que constitui uma das principais bandeiras de seu mandato.
Pouco antes do início do evento, a direção do Centro de Ciências Jurídicas solicitou ao professor o cancelamento da atividade, alegando não haver condições de segurança para garantir a presença do vereador, em virtude de manifestações de um grupo de estudantes vinculados ao DCE contrários à sua participação.
Rafael, ex-aluno da UFSC, destacou que recebeu com tristeza e indignação a notícia, considerando que a universidade deve ser, por excelência, o espaço do debate plural, do contraditório e da liberdade acadêmica. “Não é aceitável que um grupo reduzido de militantes, por meio de ameaças, impeça o livre diálogo e o confronto de ideias em um ambiente que deve priorizar a ciência e a democracia”, afirmou.
O parlamentar agradeceu ao professor Daniel Degal pelo convite, ao chefe de gabinete do reitor, Bernardo Meyer, que se solidarizou e lamentou o episódio, e a todos os professores, alunos e egressos que manifestaram apoio. “Não fujo de debate. Fiz mais de 60 reuniões comunitárias sobre regularização fundiária e sempre estarei aberto ao diálogo respeitoso, mas repudio qualquer tentativa de intimidação ou censura”, ressaltou.
Rafael concluiu manifestando a expectativa de que a UFSC continue sendo um espaço de liberdade, ciência e democracia, e que episódios como este não voltem a se repetir.
Câmara da Capital manifesta solidariedade
A Câmara Municipal de Florianópolis, vem a público manifestar sua solidariedade ao vereador Rafael de Lima, o Rafinha, em face dos incidentes ocorridos na noite de 02 de outubro de 2025, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Na ocasião, o vereador sofreu intimidações por parte de alguns alunos vinculados ao Diretório Central dos Estudantes (DCE), o que motivou o cancelamento da palestra que seria proferida no Centro de Ciências Jurídicas sobre regularização fundiária.
Repudiamos toda e qualquer ação que obstrua o livre exercício do debate público e a atuação parlamentar, bem como práticas que inviabilizam o ambiente acadêmico e democrático de troca de ideias. Reafirmamos o compromisso desta Casa com a liberdade de expressão e o respeito às instituições.
Esperamos que os responsáveis pelos fatos sejam identificados e que as medidas cabíveis sejam adotadas pelas autoridades competentes, a fim de preservar o direito ao livre debate e garantir condições de segurança para eventos públicos.