Destaques

A excelência do tomate italiano chega a Florianópolis

Iniciativa da Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina reúne imprensa e influenciadores na terça-feira, 22 de agosto, no Faial Prime Suites

Os produtos mais representativos da Dieta Mediterrânica, como o vinho, a massa, o tomate, as azeitonas, as frutas e legumes frescos, estão vivendo um verdadeiro boom, conquistando os primeiros lugares entre as especialidades italianas mais vendidas no mundo.
A dieta mediterrânea é patrimônio cultural e segredo para longevidade e saúde. O Tomate do sul da Itália, estrela da Dieta mediterrânea, faz a diferença. O produto, com qualidade reconhecida internacionalmente, se beneficia de uma combinação de fatores. Sul da Itália tem um clima ideal para o cultivo de tomates, com verões longos e quentes e sol abundante, ainda a composição do solo e a exposição solar representam as melhores condições para a produção de tomates de melhor qualidade.
Dos campos italianos, os frutos colhidos são transferidos aos estabelecimentos mais próximos para serem trabalhados. Preparam-se molhos frescos e conservas com tomates inteiros ou em pedaços, produtos que, após este processo, estão disponíveis nas mesas dos italianos o ano todo.
A Itália é um dos líderes mundiais do setor, respondendo por 56.5% de produção europeia e 14,8% da produção global. Em 2022 a indústria italiana de tomate transformou mais de 5,5 milhões de toneladas de frutas em conserva.
E se considerarmos as importações brasileiras, a Itália é o segundo parceiro comercial do Brasil na Europa. Por isso o tomate italiano é a estrela de uma grande campanha da União Europeia, que será lançada em Florianópolis na terça-feira (22), pela Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina.
Batizada de Meu Tomati, a campanha mira o consumidor final e pretende divulgar os produtos símbolo da Dieta Mediterranea e seus benefícios, bem como a variedade dos produtos derivados, em conserva: o chamado tomate em polpa ou tomate pelado.

O início da campanha Meu Tomatì no Brasil ocorre de forma simultânea à colheita do tomate no verão europeu. É nesta estação que os tomates estão vermelhos, vistosos, frescos e saudáveis.
Dos campos italianos, os frutos colhidos são transferidos aos estabelecimentos mais próximos para serem trabalhados. Preparam-se molhos frescos e conservas com tomates inteiros ou em pedaços, produtos que, após este processo, estão disponíveis nas mesas dos italianos o ano todo.

A campanha já foi lançada em outras cidades brasileiras, pela rede das Câmaras de Comércio Italianas. O projeto é coordenado pela “OI Pomodoro Indústria Bacino Centro Sud”, um dos maiores players italianos na produção de conservas de tomate comercializados na Itália e no exterior. A cooperativa OI Pomodoro é a responsável por grande parte da produção e transformação do tomate na Itália, ao reunir produtores de 12 regiões do país, divididos em: 48 empresas de transformação, 24 organizações de produtores e 6 organizações de representação agrícola e industrial. O empresário Michele Sabatino, representante do consórcio italiano, fará uma participação especial no evento.

Acompanhe @meutomati e @cciesc (Instagram)

Serviço:
O que: Campanha Meu Tomati
Quando: Dia 22, às 11h
Onde: Hotel Faial Prime Suites – Rua Felipe Schmidt, 603, Centro, Florianópolis

Posts relacionados

Pressão por solução para o Morro dos Cavalos a partir das Câmaras de Vereadores

Redação

Escândalo de descontos não autorizados no INSS repercute na Alesc

Redação

Presidente da Câmara de Blumenau manda moção de repúdio ao presidente Lula

Redação
Sair da versão mobile