Manchete

A filiação de Bolsonaro e os reflexos em SC

Novela que se arrasta desde que o presidente e seus filhos quiseram tomar o comando do PSL e não conseguiram. Racharam os potes com o dono da legenda, deputado Luciano Bivar e bateram em retirada. Há mais de dois anos! Neste período, não faltaram idas e vindas, anúncios, cancelamentos, convites, especulações, projeções e etc.
Até por isso é mais do que compreensível a cautela do senador catarinense.
Agora se confirmar mesmo a filiação do presidente ao PL, Jorginho ganha mais um reforço na sua incansável sanha para chegar ao governo do Estado.

Correligionários

Ostentar na urna o mesmo número do presidente, especialmente em Santa Catarina, favorecerá o senador. Sem sombra de dúvidas.
Outro efeito imediato da filiação de Bolsonaro ao PL: Esperidião Amin pensará mais duas vezes antes de tentar pela quinta vez chegar ao comando de Santa Catarina.

Aliança em perspectiva

Bolsonaro esteve com um pé e meio no PP, o que certamente levaria o senador progressista a concorrer novamente.
Neste cenário, fica ainda mais viável a possível aliança entre o PL e o PP em Santa Catarina. Jorginho tenta viabilizar a deputada Angela Amin como sua candidata a vice.

Articulação

O anúncio do PL ocorreu depois de reunião entre o presidente nacional do partido, Waldemar da Costa Neto e o presidente da República. Isso depois da carta branca que Waldemar recebeu para negociar a vinda de Bolsonaro. Um dos grandes articuladores foi o próprio Jorginho.

Acordo desfeito

Bolsonaro não se filiaria ao PL se o partido mantivesse o acordo com o PSDB em São Paulo. Ali, João Doria, desafeto do presidente, costurou o apoio do PL ao seu vice governado, Rodrigo Garcia. Segundo Waldemar da Costa Neto, o PL não estará no projeto tucano no estado paulista.

Posts relacionados

Presidente da Câmara de Blumenau manda moção de repúdio ao presidente Lula

Redação

Daniela Reinehr propõe audiência para discutir novo contrato da BR-101 em SC

Redação

PL mostra força em Tubarão com presença de Jorginho Mello e lideranças estaduais

Redação
Sair da versão mobile