Notícias - Lateral

Acadêmicos da Escola de Ciências da Saúde participará da 21ª edição do projeto Sérgio Arouca

Atividades serão realizadas de 21 a 27 de julho em Timbó Grande

Cerca de 50 acadêmicos, 10 preceptores e dois professores da Escola de Ciências da Saúde (ECS) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) participarão da 21ª edição do projeto Sérgio Arouca. As atividades serão realizadas de 21 a 27 de julho em Timbó Grande, município com cerca de 7.300 habitantes no Planalto Norte de Santa Catarina.

O objetivo do projeto é contribuir com o processo de aprendizagem dos estudantes e permitir que conheçam realidades sociais distintas durante o período de férias. As atividades contemplam consultas individuais, visitas domiciliares, matriciamento para os profissionais de saúde do município, além de ações coletivas nas áreas de saúde da mulher, da pessoa idosa, da criança e de pessoas com doenças crônicas.

A ação envolve acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

A coordenadora do projeto, professora Clarice Munaro, explica que a cada ano um novo município catarinense com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é selecionado para a realização das atividades. “Para formar profissionais de saúde mais preparados para as diferentes realidades, o projeto Sérgio Arouca promove uma verdadeira experiência dos acadêmicos ao longo de uma semana. A experiência, de caráter interdisciplinar e interprofissional, busca transformar o processo de aprendizagem na área da saúde e a cada edição voltamos mais impactados com a força desse trabalho que, além da formação técnica e científica, também contempla a formação cidadã”.

O projeto foi iniciado em 2010 e foi idealizado pelo professor do curso de Medicina Marcos Aurélio Maeyama. A proposta segue os mesmos padrões do projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa e que permite que universidades voluntárias atuem em ações socioeducativas em diferentes regiões do Brasil.

As atividades do projeto Sérgio Arouca são custodiadas pela Universidade e o município oferece o alojamento e o transporte dos alunos até as comunidades rurais onde as ações são aplicadas.

“Ao mesmo tempo em que contribui para a saúde da comunidade em municípios com recursos limitados, o projeto Sérgio Arouca enriquece sobremaneira a formação dos estudantes. Eles têm a oportunidade de vivenciar uma realidade diferente da universitária, compreendendo na prática os desafios do acesso à saúde. A iniciativa é fruto de um esforço conjunto e do grande envolvimento da comunidade acadêmica da Escola de Ciências da Saúde”, destaca o diretor da ECS, professor Fabiano Rodrigues Palma.

Posts relacionados

Univali abre processo seletivo para profissionais da saúde

Redação

Aumento da migração em SC desafia planejamento urbano de Itajaí e região

Redação

Programa da Univali oferece mentoria gratuita para novos negócios

Redação
Sair da versão mobile