
O encontro também contou com a participação de lideranças do setor público e de fomento, como o presidente da FAPESC, Fábio Vagner Pinto, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgard Usuy, e o presidente da SC Invest, Renato Lacerda, reforçando o compromisso do estado em ampliar suas relações globais e atrair investimentos que potencializem a internacionalização de suas instituições e empresas.
*ACAFE apresenta potencial das universidades comunitárias*
Durante a reunião, os reitores do sistema ACAFE apresentaram as instituições que compõem a associação e destacaram suas potencialidades em ensino, pesquisa, inovação e colaboração internacional. A ACAFE, que possui uma Câmara Técnica de Internacionalização com mais de 686 acordos de cooperação firmados em dezenas de países, destacou a relevância da atuação global das universidades comunitárias de Santa Catarina e sua disposição em ampliar parcerias de intercâmbio acadêmico, desenvolvimento de pesquisa e projetos conjuntos com instituições chinesas.
Em sua fala, a secretária Vânia de Oliveira ressaltou a importância do encontro para a construção de pontes entre Santa Catarina e parceiros estratégicos no exterior. “O Sistema ACAFE é um dos pilares do desenvolvimento do nosso estado, conectando educação superior, ciência, tecnologia e inovação com as demandas globais. Esse intercâmbio com os representantes chineses fortalece nossas oportunidades de cooperação e abre caminhos para que Santa Catarina desempenhe papel cada vez mais relevante no cenário internacional”, afirmou Vânia.
*Compromisso com parcerias e crescimento*
A presidente da ACAFE, Marcia Sardá Espíndola destacou que a associação está aberta e à disposição para construir parcerias duradouras com instituições chinesas e outros grupos internacionais. “Estamos prontos para colaborar em projetos que fortaleçam a educação, a pesquisa e a inovação, não apenas para Santa Catarina, mas para toda a comunidade acadêmica e científica global. As instituições que integram a ACAFE têm muito a oferecer e também muito a ganhar com uma cooperação estratégica bem alinhada”, disse.
O encontro reforça a estratégia do Governo de Santa Catarina de fomentar a internacionalização de seu ecossistema de educação e inovação, ampliando as oportunidades de cooperação acadêmica e tecnológica com mercados e instituições internacionais, na esteira de iniciativas como a participação do estado em feiras e missões globais e a abertura de escritórios de representação em centros estratégicos, como Xangai.

