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Acesso da BR-101 a Brusque pela Rodovia Antônio Heil deve ser liberado até o Carnaval

Durante vistoria às obras de intersecção da SC-486, Rodovia Antônio Heil, com a BR-101, em Itajaí – trabalhos que, aliás, estão acelerados (veja abaixo) – o secretário da Infraestrutura, Jerry Comper, e o prefeito de Itajai, Robison Coelho, interagiram sobre a obra e outras demandas da cidade portuária. 

Os dois demonstraram sintonia e desenvoltura durante a agenda, conversando, inclusive para acelerar a construção de uma rótula na própria rodovia Antônio Heil para dar mais segurança à comunidade local no sentido Itajaí/Brusque. 

Os dois trocaram elogios e sinalizaram que vão atuar em conjunto dentro dos projetos que envolvem Estado e Prefeitura. 

Jerry Comper e Robison Coelho – divulgação

 

 

Fotos: Ascom/SIE

O secretário da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Jerry Comper, anunciou, nesta quarta-feira, 15 de janeiro, que o primeiro acesso de uma das quatro alças de intersecção entre as rodovias Antônio Heil (SC-486) com a BR-101 em Itajaí, um dos maiores gargalos rodoviários de Santa Catarina, deverá ser liberado para o tráfego de veículos até o Carnaval.

A alça em questão é no sentido Joinville, pela BR-101 a Brusque, acessando a SC-486. Jerry Comper também adiantou que, a pedido do governador Jorginho Mello, a empresa está empenhada em acelerar a liberação do trânsito em outros dois acessos também antes de se iniciar o feriado de Carnaval: o de Brusque para Balneário Camboriú; e o outro é o que dá acesso a Itajaí, sentido Univali, pela BR-101.

“Se tudo correr bem e o tempo ajudar, entregaremos essas três alças até o Carnaval. Essa é uma das maiores obras de Santa Catarina, dentro do Programa Estrada Boa, que transformou o estado num canteiro de obras”, destacou o titular da SIE, salientando que 25% da obra já estão concluídos e as projeções indicam que além das quatro alças, os dois viadutos e uma ponte projetadas serão entregues aos catarinenses com antecedência de oito meses, desde que o clima colabore.

Infraestrutura estadual apresentou os avanços da obra à imprensa da região, nesta quarta-feira, 15

O Governo do Estado, por meio da SIE, está investindo R$ 60,4 milhões nesta obra. O prefeito de Itajaí, Robison Coelho, acompanhou a vistoria, na manhã desta quarta-feira. “Todo mundo sabe como o transito aqui é complicado e traz transtornos a todos. Temos a parceria do governador e do secretário, e também da prefeitura, para melhorar o trânsito,” declarou o prefeito, frisando que a obra deveria servir de exemplo para Santa Catarina por sua qualidade e rapidez na execução. Vale lembrar que o governador Jorginho Mello assinou a Ordem de Serviço para o início das obras no dia 1ᵒ de outubro do ano passado.

A construção das alças, dos viadutos e da ponte vai beneficiar toda a cadeia logística da região e vai dar maior fluidez aos diversos produtos que circulam pela região e utilizam os portos para escoamento. A demanda faz parte do Programa Estrada Boa, que contempla 64 obras de infraestrutura viária e mais de R$ 3,5 bilhões em investimentos.

Obra detalhada

Este novo segmento rodoviário terá uma extensão aproximada de 1,3 mil metros. O projeto também prevê a construção de quatro eixos viários de entrada e saída da estrada federal, uma ponte sobre o rio Canhanduba II e dois viadutos, além dos serviços de drenagem, pavimentação e sinalização. A obra é aguardada há mais de 10 anos para desafogar o caótico trânsito na região, onde os congestionamentos são constantes.

EPS

Uma das tecnologias que está permitido a celeridade inédita nas obras das alças de interseção da Rodovia Antônio Heil com a BR-101, em Itajaí, é o uso do EPS, que permite a construção chamado aterro leve. O poliestireno expandido (EPS) é um material utilizado em obras rodoviárias para construir aterros e nivelar solos. O EPS é uma boa opção para obras rodoviárias, pois:
• é resistente mecanicamente;
• é leve;
• é fácil de transportar e manusear;
• é sustentável, pois é 100% reciclável;
• reduz a pressão superficial e as deformações nas camadas;
• viabiliza a construção rápida de aterros.

O EPS é usado em aterros rodoviários em solos moles, como terrenos de banhado, que podem romper sob o peso dos aterros.

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