Destaques

ACIC recebe prefeito de Florianópolis Topázio Neto

Neto também é presidente da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM)

Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) recebeu, na última quinta-feira (07), a visita do prefeito de Florianópolis e presidente da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), Topázio Neto. O propósito do encontro foi discutir as pautas locais. O presidente da entidade, Helon Rebelatto, e o diretor de ferrovias, Lenoir Broch, foram os anfitriões da reunião e apresentaram as bandeiras mais relevantes do setor para a região.

Rebelatto apresentou os principais gargalos de infraestrutura que afetam o desenvolvimento do Oeste de Santa Catarina. Entre os pontos abordados, estiveram a duplicação de rodovias, o abastecimento de água, o funcionamento do aeroporto local e a necessidade de investimentos na malha ferroviária.

Um dos temas mais urgentes mencionados foi a BR-282, especialmente no trecho entre Chapecó e o trevo do Irani. Segundo Rebelatto, essa parte da rodovia deveria estar duplicada, já que representa um corredor estratégico para o escoamento da produção. Também lembrou, os riscos à vida devido ao alto número de acidentes registrados nesse trecho.

Outro tema crítico, apontado como essencial, foi a crise hídrica e a necessidade de garantir segurança no abastecimento de água. O presidente da ACIC explicou sobre os projetos de captação de água que estão inconclusos e outros que podem ser revistos, como a proposta de captar água do Rio Uruguai.

Ainda foi discutida a necessidade de melhorias no aeroporto de Chapecó. Com cancelamentos frequentes devido à neblina e à limitação de infraestrutura, a ampliação da capacidade de embarque e estacionamento de aeronaves foi pontuada. Atualmente, o terminal de embarque está localizado próximo à pista e opera com apenas duas vagas para pernoite de aeronaves. Outras duas posições já foram construídas, mas ainda aguardam homologação da ANAC. Igualmente, há a demanda pela instalação do sistema de navegação ILS (Instrument Landing System), que poderia reduzir os cancelamentos em até 50%.

REFORMA TRIBUTÁRIA

“Um prefeito empreendedor que busca atrair empresas e gerar mais arrecadação verá pouco retorno direto, já que a arrecadação será redistribuída com base em critérios estaduais e nacionais”, afirmou o prefeito Topázio Neto.

Cidades como Florianópolis, cuja principal fonte de arrecadação é o ISS sobre o setor de tecnologia, responsável por R$ 13 bilhões em faturamento anual, podem ser diretamente prejudicadas. Atualmente, o município arrecada 2% sobre esse valor, mas com a mudança da tributação para o local de consumo, a capital catarinense poderá perder, segundo estimativas preliminares, cerca de R$ 100 milhões por ano.

A incerteza persiste, pois ainda não há dados concretos sobre como será feita a redistribuição. A adoção de uma nota fiscal padronizada nacionalmente para serviços permitirá rastrear com mais precisão onde são gerados e consumidos os serviços.

FERROVIAS

A mobilização em torno da ampliação da malha ferroviária no Sul do país também foi mencionada pelo diretor de ferrovias, Lenoir Broch. A ACIC, em parceria com outras sete entidades, lidera o Movimento Pró-Ferrovias.

O grupo financiou um estudo de viabilidade para estender a ferrovia que hoje conecta Maracaju (MS) a Cascavel (PR), propondo sua continuidade até Chapecó (SC) e, posteriormente, até Passo Fundo (RS). A iniciativa busca integrar a região ao eixo logístico que visa consolidar o Paraná como corredor de exportação, com foco nos portos de Paranaguá e Foz do Iguaçu, e até em possíveis conexões com o Chile.

A ferrovia é considerada estratégica, especialmente para o setor agroindustrial. “Santa Catarina consome cerca de 8 milhões de toneladas, mas produz apenas 2 milhões. Uma ferrovia eficiente reduziria custos e aumentaria a competitividade do Estado”, frisou Broch.

Posts relacionados

Kassab cita Topázio Neto como referência do PSD em SC

Redação

Carreata de carros antigos marca sanção da lei da rota do antigomobilismo

Redação

Mudanças de comando em secretarias da Capital serão oficializadas na segunda-feira, 04

Redação
Sair da versão mobile