Blog do Prisco
Destaques

Agronegócio catarinense celebra revogação da Resolução que impedia financiamentos em áreas embargadas

O setor produtivo catarinense recebeu com alívio a notícia sobre a recente publicação da Resolução BCB 5.193/2024, que revoga a anterior (BCB 5.081/2023), permitindo que os produtores rurais com áreas embargadas possam retomar o acesso aos financiamentos para a produção agropecuária junto às instituições financeiras. A mudança foi recebida como uma importante conquista para o setor produtivo.

Anteriormente, a restrição ao crédito rural afetava projetos de financiamento que envolviam imóveis com áreas embargadas parcialmente, independentemente de seu tamanho. Com a nova Resolução, que passou a valer no dia 19 de dezembro, a limitação ao financiamento passa a ser aplicada apenas à área embargada, desde que o produtor cumpra os requisitos estabelecidos pelas instituições financeiras.

José Zeferino Pedrozo

Outro aspecto importante é que a medida também estabelece condições para o financiamento de áreas com sobreposição de Unidades de Conservação.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) apoiou a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Instituto Pensar Agro (IPA) e outras entidades do setor, nas discussões relacionadas à revogação dessa resolução.

O vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, destaca que a Resolução BCB 5.193/2024 é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio catarinense e de todo o país.  “A medida traz condições para que os produtores deem continuidade aos seus negócios, sem comprometer a produção, e estabelece condições mais flexíveis para o financiamento em áreas que se sobrepõem às Unidades de Conservação”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, também comenta sobre a relevância da mudança ao realçar que muitos produtores dependem desse crédito para planejar sua produção e investir em suas propriedades.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Posts relacionados

FAESC celebra aprovação de projeto que prorroga prazo para regularização de imóveis em faixas de fronteira

Redação

FAESC participa de audiência pública da Câmara dos Deputados que defende agilidade no controle de javalis

Redação

FAESC é homenageada durante comemoração dos 20 anos do ICASA

Redação
Sair da versão mobile