Sessão solene em SC homenageou instituições, lideranças e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social de Braço do Norte
A Assembleia Legislativa promoveu, na noite desta sexta-feira (17), uma sessão solene em Braço do Norte para comemorar os 70 anos de emancipação político-administrativa do município. O evento, realizado no auditório do Sicoob Credivale, reuniu lideranças políticas, representantes de entidades associativas, empresários e sindicalistas da região Sul do estado.
Reconhecimento às contribuições locais
Durante a solenidade, foram homenageadas instituições e personalidades que se destacaram por suas contribuições ao desenvolvimento econômico e social do município.
Criado em 22 de outubro de 1955, quando foi desmembrado de Tubarão, Braço do Norte iniciou seu processo de colonização em 1862, com a chegada de famílias oriundas da Grande Florianópolis e de São Ludgero, em sua maioria de origem alemã. Atualmente, o município conta com cerca de 35,5 mil habitantes e se consolida como um dos principais polos econômicos do Sul catarinense, com base produtiva diversificada que inclui agropecuária, comércio e indústria. A cidade é reconhecida como a Capital Sul-Americana da Moldura e a Capital Nacional do Gado Jersey.
Homenagens e discursos
O deputado Volnei Weber (MDB), proponente da sessão, destacou a importância da homenagem prestada pelo Parlamento catarinense. “Hoje é um momento ímpar, um momento festivo, ao qual Braço do Norte merece, mas, acima de tudo, essa gente, esse povo. Por isso, hoje aqui também são homenageadas pessoas e entidades que fazem a diferença, de uma forma ou de outra, para que haja um fortalecimento do município, mais oportunidades de negócios e para se viver melhor”, afirmou.
O prefeito de Braço do Norte, Lauro Boeing Junior, agradeceu à Assembleia Legislativa pelo reconhecimento e ressaltou o orgulho da população com a realização do evento. “Para nós, que somos um município de destaque na região Sul de Santa Catarina, na Amurel [Associação de Municípios da Região de Laguna], é uma honra receber, pela primeira vez na história, uma sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado, homenageando tantas pessoas que ajudaram a construir essa história — entidades, o setor da iniciativa privada e tantas outras instituições —, o que nos enche de orgulho.”
Falando em nome dos homenageados, o presidente da Cooperativa de Eletrificação Rural de Braço do Norte, Alex Pereira Wiggers, lembrou que o crescimento do município também está ligado à criação da entidade. “Nossos antepassados fundaram uma cooperativa pela necessidade de trazer energia elétrica para a região. Essa cooperativa já tem 63 anos de fundação e desenvolve um trabalho de fundamental importância para o desenvolvimento da nossa cidade, como também para seu crescimento e transformação.”
A presidente da Câmara Municipal de Braço do Norte, vereadora Pamelys de Barros, também ressaltou o papel do Legislativo municipal na construção da história do município. “A nossa história também iniciou junto com Braço do Norte, e em todas as comemorações, todas as conquistas e em todo o sucesso que Braço do Norte é, a Câmara de Vereadores fez parte”, declarou.
Homenageados
- Prefeitura Municipal de Braço do Norte
- Câmara Municipal de Braço do Norte
- Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale)
- Cooperativa de Crédito Vale do Braço do Norte (Sicoob Credivale)
- Cooperativa de Eletrificação Rural de Braço do Norte (Cerbranorte)
- Cooperativa de Geração de Energia de Braço do Norte (Cerbranorte Geração)
- Hospital Beneficente Santa Teresinha (HST)
- Câmara de Dirigentes Lojistas de Braço do Norte (CDL)
- Feira Agropecuária de Braço do Norte (Feagro)
- Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente de Braço do Norte
- Rede Feminina de Combate ao Câncer de Braço do Norte (RFCC)
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Braço do Norte (Apae)
- Lions Clube de Braço do Norte
- Lions Clube Vale do Braço do Norte
- Rotary Club de Braço do Norte
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Braço do Norte
- Sindicato Rural de Braço do Norte
- Indústria Santa Luzia
- Empresa Doces Áurea
- Empresa Água da Serra
- Grupo IBMF – Arquitech/Metasul
- Wilson Westphal – ex-prefeito de Braço do Norte (1970–1973)
- Adir Engel – suinocultor
- Ilson Loch – criador de gado Jersey
- João Vithor Diamantina Vieira – paratleta
- Letícia de Souza Cardoso – atleta de karatê
- Maria Albertina Tomaz (“Nega do Crepe”) – empreendedora popular
Qual foi o motivo da sessão solene em Braço do Norte?
Comemorar os 70 anos de emancipação político-administrativa do município.
Quem propôs a homenagem?
O deputado Volnei Weber (MDB) foi o proponente da sessão solene.
Onde ocorreu o evento?
No auditório do Sicoob Credivale, em Braço do Norte, no Sul de Santa Catarina.
Quais instituições e pessoas foram homenageadas?
Entidades locais, cooperativas, empresas, sindicatos e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do município.
O que representa Braço do Norte para o estado?
É um dos principais polos econômicos do Sul catarinense, reconhecido como Capital Sul-Americana da Moldura e Capital Nacional do Gado Jersey.