Alesc Itinerante inicia ciclo de 2026 em Curitibanos; projeto que aproxima o Parlamento das regiões soma 330 matérias aprovadas desde a criação em SC.
Em 2026, a Assembleia Legislativa realizará novas sessões itinerantes, reafirmando o compromisso do Parlamento catarinense com a descentralização de suas atividades e a aproximação com a população. A primeira sessão ocorrerá nos dias 24 e 25 de março, no município de Curitibanos, atendendo a região da Serra catarinense.
A segunda está prevista para o mês de maio, com data e local a serem definidos pela Bancada do Sul, conforme a organização regional e o calendário legislativo. As sessões itinerantes foram lançadas em 2024, com o objetivo aproximar o Poder Legislativo Estadual da população catarinense, garantindo que o Parlamento esteja mais presente nas regiões e atento às demandas locais.
Histórico e Base Legal
A iniciativa promove a transferência temporária da sede do Poder Legislativo para municípios do interior, permitindo que deputados, servidores e a sociedade civil participem diretamente das atividades parlamentares. O programa foi instituído pela Resolução nº 2, de 2 de maio de 2024, e alterado pela Resolução nº 5, de 17 de junho de 2024, como parte das comemorações dos 190 anos do Parlamento catarinense.
Resultados e Efetividade
Em 2025, a Alesc Itinerante foi realizada nos municípios de São Miguel do Oeste, Mafra e Balneário Camboriú. Nessas edições, foram aprovados 109 projetos, com a participação de 93 entidades. Ao considerar os dois anos de execução do programa, os resultados demonstram sua efetividade:
- 266 entidades participantes;
- 330 matérias aprovadas durante as Sessões Itinerantes.
Esses números evidenciam o fortalecimento do diálogo entre o Parlamento e a sociedade catarinense. Além das edições mais recentes, a Assembleia Legislativa já realizou sessões itinerantes em municípios como Blumenau, Joinville, Criciúma, Lages e Chapecó, ampliando a presença institucional em todas as regiões do estado.


