Obra sobre autismo é coordenada pelo médico Thiago Castro e reúne 128 autores
A estudante de Pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Marjoriê Kleis Fuchs, é coautora do livro Simplificando o Autismo 2.0: Novas perspectivas, acolhimento e ciência, sequência do best seller Simplificando o Autismo. A coordenação editorial da obra é do médico Thiago Castro, considerado uma referência na área do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e reúne capítulos produzidos por 128 profissionais.
Lançada recentemente, pela editora Literare Books, a publicação tem como público alvo profissionais das áreas da saúde e educação, famílias e pessoas interessadas em compreender o assunto. Na descrição da obra, consta que “a proposta é oferecer informações claras e práticas, tornando-se um guia afetuoso para os desafios do cotidiano de quem convive com o espectro”.
A divisão de capítulos do livro permite realizar a leitura conforme os temas de interesse do leitor. O impacto do diagnóstico, estratégias educativas, seletividade alimentar, uso de tecnologias, saúde mental, inclusão escolar, direitos legais, relações familiares e desenvolvimento emocional são alguns dos tópicos abordados.
“No capítulo que desenvolvi, busco abordar o olhar sensível e humanizado na educação, refletindo sobre a importância de compreender o sujeito em sua totalidade – emocional, cognitiva e social. Falo sobre o papel do educador como alguém que acolhe, escuta e compreende as singularidades de cada aluno, unindo teoria e prática, ciência e afeto. Acredito que educar é um ato de presença e empatia, e é isso que procuro transmitir nas minhas palavras.”, afirmou a estudante da Univali.
O lançamento oficial do livro aconteceu em São Paulo, no início de outubro. Na ocasião, os autores receberam o público na Livraria Travessa e também no Congresso Espectro, realizado no São Paulo Expo, evento que reúne profissionais especializados no tema.
Amor pelo ensino iniciou na infância
A aluna conta que a trajetória na educação começou ainda na infância, inspirada por seus professores e consolidada na adolescência, quando teve os seus primeiros alunos. Desde então, relata ter atuado como orientadora educacional em franquias de ensino, acompanhando famílias e coordenando equipes, o que lhe revelou a dimensão humana da educação.
Embora tenha cogitado cursar Direito, reafirmou seu propósito na Pedagogia, movida pelo sonho de ser professora. Na graduação, aprofundou-se na pesquisa científica e participou de uma formação exclusiva para terapeutas, sendo a única acadêmica entre profissionais experientes. Neste contexto, foi que surgiu o convite do coordenador editorial do livro, para escrever um capítulo para a publicação recentemente lançada.
“Entendo que a minha missão é compartilhar conhecimento para a comunidade de forma segura e acessível, para que todos saibam que a inclusão não é um problema, mas a desinformação sim.”, conta a estudante.
Graduação como divisor de águas
A autora está cursando o 8º período da graduação em Pedagogia e afirma que os estágios do curso também tiveram um papel importante em sua trajetória, pois possibilitaram ter mais propriedade científica e segurança em suas ações pedagógicas.
“A prática supervisionada e a vivência em diferentes contextos escolares me ajudaram a compreender melhor as necessidades dos alunos e a fundamentar o que já vinha realizando na minha jornada de trabalho em colégio. Essa integração, entre a teoria acadêmica e a prática cotidiana, foi essencial para fortalecer minha atuação e consolidar o olhar profissional que venho construindo.”, afirmou.
A aluna assegura que a formação em Pedagogia na Univali tem sido um divisor de águas, pois lhe mostrou que educar também é transformar e, em suas palavras, “só há sentido no conhecimento quando ele é capaz de promover humanidade”.
Ela também menciona a participação em dois eventos acadêmicos promovidos pela Universidade, o Congresso Internacional de Políticas Públicas e o Paideia, como experiências que ampliaram sua visão sobre a responsabilidade social do educador. “Cada etapa dessa caminhada reforça o mesmo sentimento que me acompanhou desde a infância: o amor por ensinar e o compromisso com uma educação que transforma vidas.”, afirmou.
Como adquirir
A obra está disponível para aquisição no site da editora Literare Books ou diretamente com a coautora. O contato pode ser feito no perfil @marjorie.fuchs_, no Instagram, ou pelo e-mail marjocurso@gmail.com.


