Destaques Notícias - Lateral

Ana Paula: Saúde não explica gastos de 2014

A Secretaria de Estado da Saúde apresentou nesta quarta-feira (21) a prestação de contas do último quadrimestre de 2014. A audiência pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, foi solicitada pela Comissão de Saúde e tem como objetivo dar transparência e visibilidade sobre a gestão.

As ações estaduais na área da saúde nos últimos quatro meses do ano passado foram apresentadas pelo Superintendente de Planejamento e Gestão da Secretaria, Leandro Adriano de Barros.

A explanação, que durou mais de uma hora, trouxe informações sobre as superintendências, gastos e investimentos. No entanto, a falta de detalhes na prestação de contas incomodou os parlamentares. “Não saímos daqui satisfeitos. A intenção de momentos como esse é que a população compreenda como, quanto e onde os recursos estão sendo investidos, e não foi isso que aconteceu”, ressaltou a presidente da Comissão, deputada Ana Paula Lima (PT).

A parlamentar destacou que o relatório não obedece ao padrão do Ministério da Saúde, o que dificulta a compreensão dos dados. Além disso, a falta de detalhamento sobre as metas da Secretaria e o cumprimento destes objetivos abrem margens para interpretações. “É preciso gestão sobre as metas não alcançadas”, pondera Ana Paula Lima. Outro ponto que gerou incômodo é a baixa resolutividade nos hospitais. “Realizamos aqui, no início deste ano, um encontro justamente para falar sobre a resolutividade no SUS. Precisamos de avaliação sobre os atendimentos realizados”, destaca a parlamentar.

A prestação deveria ter sido realizada no início deste ano, mas a Secretaria de Estado atrasou as apresentações. Já o relatório do 1º quadrimestre de 2015, que deveria ter sido apresentado até setembro, tem audiência marcada para o próximo mês, no dia 24, e deve seguir as orientações de padronização feitas pelos deputados.

Foto: Ag. Alesc, divulgação

Posts relacionados

ADIN sobre Código Ambiental de SC pode comprometer 244 mil empregos, diz FIESC

Redação

Indústria lidera geração de empregos no primeiro semestre em SC, com 42 mil vagas

Redação

Alesc Itinerante chega a Mafra: presidente e deputados da Bancada do Norte abrem as atividades

Redação
Sair da versão mobile