Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Análise: PT-SC enredado até o pescoço

Grande a repercussão nacional, nesta sexta-feira 16, da Operação Enredados, da Polícia Federal, que prendeu nove pessoas em Santa Catarina sob suspeita de negociar licenças ambientais para a pesca industrial. Todos os noticiários de TV, sites, blogues e jornais dão destaque à ação.
A Enredados atinge em cheio o PT de Santa Catarina, que já vinha sentindo os reflexos do brutal desgaste nacional da legenda. O superintendente do Ibama no Estado, Américo Tunes (E na foto), e outros dois companheiros históricos de partido, o superintendente do Ministério da Pesca em SC, Horst Doering, e Luiz Alberto de Mendonça Sabanay, considerado o número dois no Ministério da Pesca, foram alcançados pela tarrafada da PF.

Ambos tinham forte atuação nos meandros do PT Barriga-Verde, inclusive nas mais recentes campanhas eleitorais.
A pergunta que ainda está no ar é a seguinte: quando este esquema, que tem tudo para ter gerado prejuízos bilionários a partir da exploração ilegal das riquezas naturais, começou? A depender da data, o PT de Santa Catarina pode ser ainda mais engolfado pela Enredados. Explica-se. Entre 2003 e 2011, o Ministério da Pesca foi praticamente um feudo de lideranças do PT catarinense. Começou com o ex-prefeito de Chapecó, José Fritsch (janeiro de 2003 a março de 2006), que saiu para dar lugar ao pupilo e até então desconhecido Altemir Gregolin(abril de 2006 a dezembro de 2010). Quem fechou a conta foi a ex-senadora Ideli Salvatti (janeiro a junho de 2011).
Fritsch e Ideli foram, durante muitos anos, figuras de proa do PT no Estado. Teria o esquema desbaratado agora beneficiado campanhas do partido neste século? Teria irrigado dinheiro nas contas de lideranças? Perguntas para as autoridades (PF, Ministério Público e Judiciário) responderem.

Foto: PF, divulgação

Posts relacionados

Jorginho visita Jair

Redação

Vice-governadora trabalha por mais investimentos dos impostos federais catarinenses em SC

Redação

Governo de SC lança pacote de ações para intensificar valorização dos professores da rede estadual

Redação
Sair da versão mobile