Blog do Prisco

FacebookTwitterInstagramYoutubeEmailWhatsapp
Blog do Prisco
  • Inicial
  • Destaques
  • Apesar de 59,2 mil novas vagas em 2025, emprego mostra sinais de desaceleração em SC
Destaques

Apesar de 59,2 mil novas vagas em 2025, emprego mostra sinais de desaceleração em SC

30 de janeiro de 2026

Indústria fecha ano com saldo positivo de 6,9 mil postos de trabalho; perda de vagas em dezembro sinaliza perda de ritmo na atividade industrial

Santa Catarina encerrou 2025 com a criação de 59,2 mil postos de trabalho formais. Na comparação com os demais estados, SC encerrou o ano na sétima posição na geração de empregos. A indústria foi responsável por 6,9 mil vagas abertas no ano passado, segundo dados do Novo Caged. A despeito do resultado positivo, o cenário reflete uma desaceleração da economia do estado. Em relação a 2024, SC foi um dos estados que registrou o menor crescimento (2,3%), o que coloca o estado na 23ª posição entre os que mais criaram postos.

O presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Gilberto Seleme, explica que a elevada taxa de juros tem cumprido seu papel de reduzir a atividade econômica e o consumo.

“A indústria acaba sendo o setor em que essa perda de ritmo é mais visível. O emprego industrial de SC também foi afetado por questões externas, como o Tarifaço, que teve impacto negativo no saldo de empregos em setores como madeira e móveis, que encerraram o ano com perda de 2,8 mil vagas”, afirma.

Segmentos industriais

Na indústria, o segmento de alimentos e bebidas liderou a criação de oportunidades, com 3,8 mil vagas em 2025, segundo dados do Observatório FIESC. Esse desempenho reflete não só o impacto do elevado consumo das famílias no mercado doméstico, mas também um esforço na busca de novos parceiros comerciais no exterior e a ampliação de exportações.

A construção civil apresentou o segundo maior saldo de vagas (3,7 mil), refletindo o atual momento do ciclo construtivo e também o dinamismo do setor no litoral catarinense. O segmento da construção em SC é menos impactado pela alta de juros do que outros estados, dada a característica do mercado imobiliário catarinense.

O setor de máquinas e equipamentos gerou 2,8 mil vagas no ano passado, impulsionado em parte pela safra recorde e também por incentivos como a depreciação acelerada. Além disso, foi impulsionado pela recuperação da economia argentina e pelo aumento das exportações para o país vizinho.

Do lado das quedas, o Tarifaço foi o principal fator negativo, com impacto no setor de madeira e móveis (-2,8 mil vagas). Dados do Observatório FIESC mostram que o setor têxtil, de confecção, couro e calçados também registrou queda no número de empregos (-1,7 mil).

Comércio, Serviços e Agropecuária

Para o economista-chefe da FIESC, Pablo Bittencourt, a dinâmica econômica atual afeta mais fortemente a indústria, já que os juros elevados encarecem o crédito, comprimem o consumo de bens duráveis – como máquinas e equipamentos – e impactam cadeias produtivas mais longas.

O setor de serviços e o comércio tendem a ser favorecidos nesse cenário: o primeiro registrou saldo positivo de 38,7 mil vagas em 2025, e o segundo, de 12 mil vagas. Já a agropecuária encerrou o ano com 1,5 mil empregos criados.

Confira a análise do emprego em 2025

Dezembro

Os dados de dezembro corroboram a tendência de arrefecimento da economia catarinense, quando o estado perdeu 48 mil empregos. Todos os grandes setores da economia tiveram saldo negativo de empregos, mas a indústria foi o segmento que mais perdeu vagas em dezembro: 27,1 mil.

“Embora a queda em dezembro seja esperada, o recuo ficou acima do esperado e reflete clara perda de tração da atividade industrial”, explica Bittencourt.

O segmento de serviços perdeu 15 mil vagas, o comércio registrou saldo negativo de 3,8 mil e a agropecuária queda de 2 mil postos de trabalho em dezembro.

desaceleraçaõempregoFiescGilberto SelemeSanta CatarinaCompartilhar0
post anterior
PSD ganha musculatura nacional e redesenha o tabuleiro em SC
próximo post
Em decisão unânime, Justiça Eleitoral inocenta o prefeito de Itapema

Posts relacionados

Polícia Civil de Santa Catarina inaugura laboratório de análise de dados

Redação29 de janeiro de 2026

Evento na Suíça fortalece Santa Catarina como plataforma internacional de inovação e negócios

Redação29 de janeiro de 202629 de janeiro de 2026

Governo de Santa Catarina contabiliza mais de R$ 5 bilhões em investimentos em infraestrutura

Redação29 de janeiro de 202629 de janeiro de 2026
Tudo o que acontece nos bastidores você encontra aqui.
Entre em contato pelo priscop@terra.com.br
FacebookTwitterInstagramYoutubeEmailWhatsapp
É proibida a reprodução do conteúdo ou de qualquer imagem sem prévia autorização.
FacebookTwitterInstagramYoutubeEmailWhatsapp
  • Inicial
  • Coluna do dia
  • Notícias
  • Comentários do Prisco
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Sobre
  • Contato
  • Inicial
  • Coluna do dia
  • Notícias
  • Comentários do Prisco
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Sobre
  • Contato
FacebookTwitterInstagramYoutubeEmailWhatsapp
Sair da versão mobile