Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Apesc completa 18 anos fortalecendo fontes renováveis no Estado

Em setembro, a Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc) comemora 18 anos de fundação. Com mais de cem associados, a instituição celebrará a data com um jantar em parceria com a WEG, em Jaraguá do Sul, nesta quinta-feira (18) além de workshop na sexta (19), com as presenças da presidente da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas (Abrapch), Alessandra Torres de Carvalho, e do presidente da Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel), Charles Lenzi.

“Nestes anos, vimos avanços significativos na geração de energia limpa em Santa Catarina. E recentemente tivemos um grande resultado para nosso estado no Leilão A-5 promovido pelo governo, com Santa Catarina sendo a líder na quantidade de projetos vencedores” destacou o presidente da Apesc, Pablo Cupani. O leilão habilitou 27 unidades de Santa Catarina, sendo 24 PCHs e três CGHs, colocando o Estado como líder no ranking de projetos aprovados, com 42% do total de 65 hidrelétricas em todo o país.

Para Cupani, a liderança é resultado do potencial para geração de energia limpa no Estado, incluindo a qualidade dos projetos e das empresas catarinenses do setor. “Além disso, temos o Programa Energia Boa, lançado pelo Governo do Estado no ano passado, para fomentar a geração de energia renovável, atrair investimentos, gerar empregos e fortalecer o setor elétrico”, ressaltou. Prova é que, dos 27 projetos aprovados, 23 estão cadastrados no Programa Energia Boa.

Com a aprovação no leilão de energia, as hidrelétricas catarinenses estarão habilitadas para vender a produção de energia futura para as distribuidoras, que farão a eletricidade chegar nas residências, comércios e empresas. Conforme a Aneel, o leilão somou R$ 26 bilhões para compra de 67,4 mil GWh de energia a partir de 2030. Parte dos projetos catarinenses ainda estão em obras, mas os contratos de venda garantem viabilidade no mercado energético.

Além das conquistas recentes, a Apesc reforça o compromisso de continuar ampliando a participação das fontes renováveis na matriz energética brasileira. “Ainda teremos muito trabalho pela frente, mas temos certeza de que os 18 anos da Associação são um marco importante na história da geração de energia de fontes limpas em Santa Catarina. Onde tem energia, tem desenvolvimento econômico e social”, celebra o presidente.

Sair da versão mobile