Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Aprovado projeto de Daniela Reinehr que garante justiça tributária a pessoas com deficiência

Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 81/2025, de autoria da deputada federal Daniela Reinehr (PL-SC). A proposta altera a Lei Complementar nº 214, de 16 de janeiro de 2025, com o objetivo de garantir a aplicação do regime diferenciado do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) na aquisição de automóveis de passageiros por pessoas com deficiência.


O projeto corrige distorções geradas pela Reforma Tributária de 2023, que deixou dúvidas sobre a manutenção da isenção fiscal para esse público. A proposta aprovada estabelece critérios claros, promovendo justiça tributária, segurança jurídica e autonomia para milhões de brasileiros que dependem de veículos para garantir sua locomoção, acesso ao trabalho, à educação e aos serviços de saúde.


Segundo o texto aprovado, o valor do veículo adquirido com isenção poderá chegar a R$ 200 mil, sendo a isenção total válida até o limite de R$ 140 mil. O projeto também mantém o prazo mínimo de três anos para aquisição de um novo veículo com o mesmo benefício e revoga exigências obsoletas, como a obrigatoriedade de adaptação externa no carro, que excluía parte significativa da população com deficiência ou com autismo que não utilizam modificações visíveis no veículo.


deputada Daniela Reinehr (PL-SC) destacou a importância da proposta como instrumento de reparação e inclusão.


“Estamos corrigindo uma grave omissão da Reforma Tributária. O direito à mobilidade não pode ser tratado como privilégio. Essa é uma medida de justiça e respeito à dignidade das pessoas com deficiência e autismo”, afirmou.


Dados do Censo 2022 do IBGE indicam que mais de 17 milhões de brasileiros vivem com algum tipo de deficiência. Para essas pessoas, a possibilidade de adquirir um veículo com isenção de impostos representa não apenas economia, mas acesso à cidadania e à plena participação social.


A Proposição segue agora para análise na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e, em seguida, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Por se tratar de uma proposição sujeita à deliberação do Plenário, o texto ainda precisará ser aprovado pelo Plenário da Câmara dos Deputados e, posteriormente, pelo Senado Federal. Após a aprovação nas duas Casas Legislativas, o projeto será encaminhado à sanção presidencial para que possa se tornar lei.

Posts relacionados

Projeto da Dosimetria entra em debate com análise técnica de professor da Univali

Redação

Relator do ‘PL da Dosimetria’, Esperidião Amin destaca alguns pontos que serão discutidos

Redação

Carol De Toni reage a decreto de Lula que mascara prejuízos nas estatais e libera empréstimo bilionário aos Correios

Redação
Sair da versão mobile