Blog do Prisco
Manchete

Aproximação com a população vira realidade na Câmara de Vereadores de São José

Com uma série de medidas focadas em novas tecnologia, corte de privilégios e planejamento, o presidente da Câmara de Vereadores de São José, Michel Schlemper (MDB), quer a população mais próxima do Legislativo. Contribuindo não apenas com a construção das leis e do processo democrático, mas ajudando a fiscalizar e mostrar que bale a pena fazer política com seriedade.
Entre os projetos que estão sendo colocados em prática, um deles é a volta da TV Câmara, que já retomou a produção de conteúdo com veiculação pelas redes sociais e em breve estará disponível em canal digital aberto para toda a sociedade. Inclusive é interesse do presidente abrir parte da grade de programação da nova emissora para que as câmaras de Biguaçu, Palhoça e Florianópolis também possam veicular seus conteúdos. “O objetivo da reativação da TV Câmara é divulgar, dar transparência e é manter a proximidade com o cidadão”, explica. “Ela deve prestar contas e aumentar o alcance das atividades legislativas no município, estimulando a participação direta da população na elaboração de Leis. Ela será um importante canal para diversificar as formas de interação e de diálogo com o povo josefense”, continua.
No começo do ano também entrou em operação o novo site da Câmara de São José, que permite não apenas o acesso às informações sobre leis e projetos, mas também a participação popular, em tempo real, nas sessões, pelo sistema E-Democracia. “O site dá voz ao cidadão, permitindo também coletar informações por meio de enquetes e pesquisas, tudo isso com agilidade e transparência. Por meio do novo site, vamos prestar contas à população, que terá disponível todas as informações da Casa, com amplo acesso”, explica o presidente
Ainda no final do ano passado foi ativado o novo sistema do Parlamento Digital, que permite não apenas a tramitação online de projetos, propostas, emendas, mas de todo e qualquer outro tipo de documento legislativo, bem como a sua votação e assinatura digital. Um novo aplicativo permitirá inclusive a interação com o cidadão, possibilitando o encaminhamento de indicações e o acompanhamento de propostas legislativas. “Inovação na administração pública deve ser sinônimo de economia. Com o conjunto de tecnologias que implantamos, o vereador pode inclusive ilustrar com fotos e vídeos o tema abordado. Com o uso de certificado digital, a Câmara tornará seus processos mais rápidos, menos burocráticos e mais econômicos”, comemora o presidente.
Daqui para frente o resultado esperado, conforme Michel, é uma maior transparência das ações legislativas, com dados disponíveis online, redução do uso do papel e a possibilidade ampla de acompanhamento de todos os passos de cada um dos vereadores. “Só teremos êxito se nos aproximarmos da sociedade e para isso é fundamental uma agenda de compromissos e ações integradas. Promover debates e encontros, estimular a participação popular em atividades da Casa, divulgar de forma ampla e clara o andamento dos processos legislativos, tornando compreensível para as pessoas o que são as leis e como elas impactam em suas vidas”, finaliza Schlemper.

Posts relacionados

Homenagem ao deputado Antídio Lunelli no Hospital São José realça legado de parceria na saúde

Redação

Câmara Municipal de São José é destaque em tecnologia, eficiência e economia de recursos na gestão legislativa

Redação

Grupo de Trabalho da SC-281 encontra solução paliativa para apresentar ao governo do Estado

Redação
Sair da versão mobile