O processo de extinção foi conduzido com rigor técnico, resultando em economia permanente e fortalecimento da gestão pública catarinense
O Governo de Santa Catarina concluiu, na última quinta-feira (6), o processo de extinção da Empresa Pública Santa Catarina Turismo S.A (Santur) — medida que simboliza um importante avanço na modernização da gestão pública estadual, com foco na eficiência administrativa e na boa aplicação dos recursos públicos.
O processo de liquidação, iniciado em 2020, foi conduzido com rigor técnico e transparência pelo Auditor de Finanças Luciano da Silva Spindola, atuando como responsável legal e tendo o apoio dos também Auditores André Luis Stefen e Mayana dos Anjos Damiani, como membros do Conselho Fiscal e o Auditor de Finanças Everaldo Elias Vieira, atuando na contabilidade da empresa.
“Foi um trabalho que exigiu extremo comprometimento e conhecimento técnico multidisciplinar, conduzido com foco na correta destinação do patrimônio público para assegurar que todo o processo ocorresse com segurança jurídica e transparência, de modo a garantir economia permanente ao Estado”, destacou Luciano Spindola. As ações executadas envolveram transferências patrimoniais e contábeis, recuperação de créditos, encaminhamentos diversos para pagamento de dívidas pendentes da empresa, demandas judiciais e atendimento às diligências dos órgãos de controle, devolução da participação acionária e destinação do quadro funcional, “que culminou no desligamento de todos os funcionários, por meio de adesão ao PDVI proposto e autorizado pelo Grupo Gestor do Governo do Estado”, complementou o Auditor de Finanças que possui 30 anos de experiência no Serviço Público.
Já André e Mayana reforçaram o esforço coletivo: “A liquidação é o resultado de um trabalho conjunto e atuação técnica especializada, sendo fruto do esforço coordenado entre as áreas da Fazenda, do Turismo e dos Auditores de Finanças, demonstrando como a gestão pública pode ser eficiente quando conduzida com planejamento e responsabilidade”.
A conclusão do processo garante economia mensal de cerca de R$ 500 mil ao Tesouro Estadual, além de reduzir custos administrativos e fortalecer a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) — criada em 2023 pelo governador Jorginho Mello —, que passou a conduzir as políticas estratégicas do setor, hoje responsável por 12% do PIB catarinense.
O presidente do SINDAF-SC, Sandro Medeiros Alves, reforçou o valor institucional da atuação técnica dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas:
“Esse é um exemplo concreto de como o trabalho técnico e integrado dos Auditores de Finanças promove avanços reais na administração pública. A extinção da Santur foi conduzida com responsabilidade e competência, mostrando que Santa Catarina avança quando valoriza a excelência e a qualificação dos seus quadros fazendários.”
A experiência reafirma o papel estratégico dos Auditores de Finanças na gestão fiscal e financeira do Estado, assegurando a integridade das contas públicas e a eficiência da despesa, contribuindo diretamente para a boa governança, o uso responsável dos recursos públicos e a sustentabilidade das políticas públicas catarinenses.


