Nova turma com 100 alunos marca o início da 5ª edição do programa que tem investimento da Prefeitura de Blumenau no valor de R$ 650 mil
A nova turma é composta por 100 jovens talentos, selecionados entre mais de 900 inscritos. A aula inaugural no Centro de Inovação Blumenau (CIB) trouxe uma agenda ousada: explorar o empreendedorismo no setor de tecnologia e as perspectivas sobre a computação quântica, fortalecendo a visão de futuro para o desenvolvimento do mercado local.
O professor Reginaldo Schollemberg, diretor de Ecossistemas da Acate-Blusoft e embaixador do Clube BoraFazer, ministrou a aula magna, compartilhando com os alunos sua experiência de mais de 40 anos no setor, além de direcionar o foco para a importância de empreender em um ecossistema tecnológico em crescimento acelerado. “Nosso objetivo vai além de formar bons profissionais. Queremos criar nos alunos o espírito empreendedor. Empreender em tecnologia é impactar o futuro de maneira profunda, gerando transformação social e econômica”, destacou Schollemberg.
O +Devs2Blu tem duração de seis meses e oferece 480 horas de conteúdo técnico e prático, contemplando linguagens como C#, Java, Flutter e DevOps – entre as mais demandadas pelo mercado. O programa é considerado parte essencial do planejamento estratégico da Prefeitura para consolidar Blumenau como um polo regional de tecnologia.
“Blumenau está cada vez mais consolidada como referência em inovação no Vale Europeu. Preparar nossos jovens para as demandas de um mercado em constante expansão é essencial para fortalecer a economia local e conectá-la ao futuro”, afirmou o prefeito Egidio Ferrari.
Desde sua criação, em 2022, o +Devs2Blu já capacitou 325 jovens de Blumenau e região, colocando a cidade ainda mais no centro da transformação digital no estado.
Além do financiamento da Prefeitura de Blumenau, a realização do programa +Devs2Blu conta com o suporte direto da Acate-Blusoft e parcerias com instituições como Proway, Senai e Senac, que conduzem as atividades práticas e aulas. Empresas como Senior Sistemas, Work DB, Dati e Premiersoft também atuam como parceiras estratégicas, conectando os participantes ao mercado de trabalho e garantindo experiências alinhadas com as demandas reais do setor.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Walfredo Balistieri, os impactos vão além da qualificação técnica dos alunos. “Formar novas gerações de talentos é vital, mas estamos também apostando em um modelo de formação que desperta a visão empreendedora em nossos jovens. Esse é o caminho para alavancar ainda mais o ecossistema de TI local.”
Com mais uma edição em andamento, a expectativa é de que o programa +Devs2Blu 2025 reforce ainda mais o papel de Blumenau como protagonista em inovação e continue ampliando oportunidades para os futuros profissionais de tecnologia.