Blog do Prisco
Destaques

Aulas estão suspensas na rede estadual em medida preventiva contra riscos dos temporais em Santa Catarina

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), informa que, em virtude dos alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil e a título de prevenção, sejam suspensas as aulas nas escolas estaduais nas regiões com áreas em laranja (alto risco) e vermelho (muito alto), conforme a imagem acima.

Desta forma, as aulas do turno vespertino e noturno estão suspensas nas áreas em laranja nesta segunda-feira, 8, e nas áreas em laranja e vermelho nos turnos matutino e vespertino na terça-feira, 9. A medida já foi comunicada às Coordenadorias Regionais de Ensino pela SED.

Os temporais com chuva pontualmente intensa começam a partir da tarde e noite desta segunda. No Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planaltos, o alerta é maior, com possibilidade de rajadas de vento e eventual queda de granizo. No Litoral, a circulação marítima mantém maior nebulosidade e condição para mar agitado. Já as temperaturas máximas seguem altas, com marcas entre 27°C e 31°C na maior parte do estado.

Na medida em que o ciclone avança em direção a Santa Catarina, na terça-feira, 9, as instabilidades aumentam. A chuva segue persistente, por vezes intensa em curtos períodos de tempo, especialmente nas áreas litorâneas e áreas serranas próximas. O risco é alto para ocorrências associadas, principalmente alagamentos e enxurradas. No Litoral, as rajadas de vento ficam mais fortes, podendo atingir 70 km/h.

Na quarta-feira, 10, o ciclone se afasta para alto mar e a instabilidade perde força. No entanto, o vento aumenta, com rajadas entre 60 e 80km/h na maior parte das regiões. Nas áreas mais costeiras e serranas essas rajadas podem chegar aos 100 km/h em alguns momentos. Neste dia, ainda são esperadas pancadas de chuva rápidas, mas o risco de ocorrências diminui.

Ciclone atípico

De acordo com meteorologistas da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e da Epagri/Ciram, o ciclone extratropical previsto para esta semana é considerado atípico por se desenvolver em período mais quente do ano e por se formar muito próximo da costa, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

Outro aspecto incomum é a pressão atmosférica mais baixa do que a observada normalmente e o deslocamento lento do sistema, fatores que aumentam os impactos sobre o estado. Por isso, os efeitos do ciclone devem se estender desde seu processo de formação na segunda-feira, 8, até seu afastamento para alto-mar, previsto para quinta-feira, 10.

Posts relacionados

Alesc terá debates sobre carnaval, cuidados paliativos, infraestrutura e Comenda do Legislativo

Redação

Governo do Estado publica edital de licitação da Barragem de Mirim Doce, uma das maiores obras de contenção de cheias do Alto Vale

Redação

Santa Catarina tem a melhor distribuição de renda do país, aponta IBGE

Redação
Sair da versão mobile