Blog do Prisco
Destaques

Aumento do salário mínimo é cortina de fumaça do novo governo federal

O novo salário mínimo está em vigor, e o que aparenta ser uma grande alegria, pode se tornar um pesadelo aos cidadãos.

Isto porque, de acordo com a tabela do Imposto de renda, a faixa de isenção do Imposto de Renda é de até R$1.903,98 por mês, e considerando o valor do novo salário mínimo de R$1.302,00, significa que quem recebe acima de 1,46 salário mínimo, ou seja, menos de um salário mínimo e meio por mês, não está mais isento, e terá de pagar imposto sobre seu salário.

A avaliação é do especialista e mestrando em direito tributário Andrei de Oliveira, sócio do escritório Amarante & Madeira Advogados.

O profissional ressalta que, durante sua campanha, o Presidente Lula anunciou que ampliaria a faixa de isenção do Imposto de Renda para beneficiar aqueles que recebem menos, mas, até o momento, a tabela continua defasada. O valor de isenção prometida pelo petista alcançaria quem ganha até R% 5 mil mensais. Ou seja, promessa não cumprida. A realidade mostra a penalização de quem bem menos do que esse valor.

Na prática, o sistema regressivo de cobrança de impostos do Brasil, onde ricos pagam mais, e pobres pagam menos, ganha mais um capítulo negativo.

No futuro, veremos se o “pai dos pobres” e seu ministro da Fazenda Fernando Haddad, realmente, preocupam-se com os menos abastados.

Posts relacionados

TJSC condena banco por reter todo salário de cliente para cobrir cheque especial

Redação

Justiça não concede pedido de danos morais de Ideli Salvatti contra o blog

Redação

O nome dos conservadores que assombra o consórcio

Redação
Sair da versão mobile